domingo, 22 de dezembro de 2013

A palavra é assertividade!

Assertividade será a palavra chave para mim em 2014.
Li estes textos e achei interessantes e compartilho com vocês. Acho que se eu conseguir ser mais assertiva muita coisa irá mudar em minha vida. Sei que fácil não será, sempre tive dificuldade nessa área, mas nunca é tarde para mudar e correr atrás do que é melhor para a vida, para ser feliz e trazer felicidade a quem está a minha volta.  Mudanças são sempre bem vindas. Então, vamos ser assertivos e fazer a diferença em 2014!


Você sabe o que é assertividade?

Assertividade é sinônimo de habilidade social, onde o indivíduo defende seus direitos pessoais, expressa pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.
O comportamento assertivo proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida, relações pessoais mais gratificantes, maior realização pessoal e sucesso profissional.

Tipos de Comportamento:
INASSERTIVO (passivo)
  • Desconsidera os próprios desejos em detrimento dos desejos do outro. Está sempre fazendo o que os outros querem.
  • Apresenta falha na manifestação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos, não conseguindo expressá-los.
  • Tem medo de magoar e afastar as pessoas que gosta.
AGRESSIVO
  • Desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos a qualquer custo.
  • É socialmente inapropriado e normalmente é inflexível e rude no trato com os outros.
ASSERTIVO
  • Reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, com uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes.
  • É socialmente apropriado.
  • Para ser assertivo é preciso usar a empatia (se colocar no lugar do outro), saber ouvir e verbalizar sensivelmente.
Qual é o seu comportamento?
Avalie-se e procure ser assertivo, isso requer treino. Diante de acontecimentos do dia-a-dia, antes de tomar uma atitude, pare e reflita… Descubra a melhor maneira de agir, sempre procurando colocar-se no lugar do outro. Assim, sua forma de agir e verbalizar passará a ser mais adequada consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Perceba que ao mudar seu comportamento, as pessoas com quem se relaciona também o farão. Isso proporcionará relações muito mais saudáveis e prazerosas.
Reflita:
Tenha em conta que a única atitude sustentável a longo prazo é a assertiva… as outras duas estão fadadas ao comprometimento da relação, visto serem situações em que, mais cedo ou mais tarde, uma das partes (o eu ou o outro) não agüentam mais.
Patrícia Mantovani e Flávio Mesquita

texto retirado do site
http://psicologiacomportamental.net/2011/03/27/voce-sabe-o-que-e-assertividade/






 

Assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo.
A palavra assertividade deriva de "asserto", que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião.
Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica "em cima do muro". Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.
Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e proatividade, alguém que assume as rédeas da sua vida.
Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte

Assertividade na comunicação

No âmbito da comunicação, a assertividade consiste em uma estratégia que revela maturidade e alta autoestima, onde uma pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.
Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Nem todas as pessoas conseguem comunicar com assertividade, porque ela é um direito e não uma obrigação. Essa forma de comunicar tem várias vantagens, entre elas:
  • melhora a capacidade de expressão e a imagem social;
  • fomenta o respeito pelas outras pessoas;
  • ajuda a resolver confrontos;
  • melhora a capacidade de negociação;
  • aumenta a autoconfiança;
  • confere mais credibilidade;
  • diminui o estresse.
texto tirado do site
http://www.significados.com.br/assertividade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário