terça-feira, 24 de junho de 2014

Exemplo de amizade e solidariedade

Hoje vou fazer a festinha da minha filha na escola. Nestas festinhas mandamos bolo, salgadinhos etc... Uma das melhores amigas da Carol tem doença celíaca, que não pode consumir alimentos com glúten veja as informações aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_cel%C3%ADaca
Sempre que há festinhas na sala a mãe da menina é avisada antes e a menina leva um kit especial para ela com coisas sem glúten. A pouco tempo atrás houve um fato chato, uma criança da sala ficou comendo o bolo na cara dessa amiga e falando que delicia que delicia justo no dia que ela não tinha levado o kit especial dela pois  a mãe não foi avisada da festa. Claro que a amiga ficou muito chateada, e outras crianças foram solidárias a ela porque foi cruel.
Quando fui perguntar para minha filha o que ela queria levar de comida para a festinha da escola, veio esse pedido: Mãe eu quero as coisas sem glúten para que minha amiga possa participar sem restrição da festa. Eu quero pelo menos uma vez ela participe sem preocupação e não coma separada.
Ela sabe que a amiga sempre vai enfrentar dificuldades, ela tem essa noção, mas ela queria que ao menos uma vez fosse diferente. Como resistir a um pedido desses. É um pedido tão pequeno e simples, mas ao mesmo tempo tão grande e nobre. Um gesto de amor, de preocupação com o outro, de amizade. Se agíssemos assim de vez em quando  o mundo seria tão diferente. Claro que corri atrás das coisas sem glúten não tão fácil assim, vi de perto a dificuldade de alimentação ainda mais  nessa parte de festas, não conseguimos tudo, mas conseguimos algumas coisas e adaptei outras e amiga não vai precisar seu kit separado.
Quis compartilhar essa experiência para refletirmos tanto  o lado bom que é a solidariedade, a amizade, quanto também prestarmos atenção nos valores  que passamos para nossas crianças. Porque existem crianças  que desde pequenas já criticam, discriminam, provocam e se não corrigimos a tempo serão adultos assim. Somos espelhos para nossos filhos e temos que tomar cuidado com o que falamos e as idéias que passamos para eles tanto para o bem quanto para o mal, eles são esponjas que absorvem tudo. Educar é difícil, mas devemos estar atentos a nossos filhos sempre para corrigir quando estão errados e incentivar quando estão certos.
Sou fã da minha filha, me orgulho dela, tão pequena, tão madura e tão solidária.
Mas o que levamos da vida é isso..amizade, solidariedade e amor



                                            razão da minha vida!

17 comentários:

  1. Nossa, me emocionei sabia ?

    Na escola da minha filha tb existem as cruéis, como essa q comeu o bolo na frente da menina falando "que delícia" (q judiação) e graças a Deus minha filha é assim como a sua... a gente tem mesmo q agradecer a Deus por isso.

    Parabéns pela sua filha Ana !! :) Diz a ela q vc contou essa atitude dela pras pessoas e q muita gente a elogiou. :)

    Manda um beijo pra essa linda !!

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anna super obrigada pela mensagem, são atitudes assim que valem a pena ser incentivadas, bj carinhoso

      Excluir
  2. Não esperava outra atitude da pequena Carol... Parabéns a ela e a você, pela maravilhosa filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila muito obrigada pela mensagem, ela é linda por dentro e por fora,,rss bjs

      Excluir
  3. Ana,
    Não dá para esperar menos de uma filha criada por uma mãe tão boa como você!
    Parabéns pelo exemplo e educação!
    Amei o post!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Jé que prazer você aqui, muito obrigada pela mensagem, acho que essas atitudes devem ser compartilhadas mesmo, um bj especial no seu coração

      Excluir
  4. Parabéns para a filha e para a mãe por essa lição linda de amizade e respeito humano. Orgulho de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida teacher muito obrigada pela mensagem, muito orgulho da minha pequena, bjs

      Excluir
  5. Que delicadeza e solidariedade! Orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Que linda sua filha!
    temos que cultivar sempre esses atos de solidariedade!
    Avise-me sempre que tiver post novo!
    Lindo exemplo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elyana obrigada pela sua mensagem sempre, sempre incentivo essas atitudes nela bjs

      Excluir
  7. Sem comentários...e muita admiração!!! Ela é o seu espelho...feliz demais por essa grande atitude. Beijos as duas

    ResponderExcluir
  8. Obrigada de coracao pela mensagem bjs

    ResponderExcluir
  9. Que fofa sua filha. As crianças são muito cruéis, tão pequenas e já estão desaforando os amigos. Aqui no Ateliê tenho muitas mães que procuram doces para celíacos ou com intolerância à lactose, e realmente é super difícil montar cardápio gostoso de festa com os ingredientes necessários, mas eu me esforço absurdamente, decoro de uma maneira bem legal e quero que estas crianças se deliciem tanto quanto as outras. Todas as mães poderiam pensar como você, mas dá trabalho, não é da conta dela...aí já viu, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Rosa realmente e difcil achar as coisas para festa sem gluten, mas deu tudo certo e todos se divertiram e ficaram felizes super bj

      Excluir
  10. Adorei. É bom saber que existem pessoas como a Carol, semente do bem. Beijos

    ResponderExcluir