domingo, 26 de outubro de 2014

Resultado do desafio - dormir melhor

Olá gente vim aqui  compartilhar dicas para ter uma sono mais saudável, infelizmente não consegui colocar tudo em prática, mas aqui estão algumas soluções simples e práticas que foram pesquisadas



1- Evite álcool pelo menos três horas antes de deitar-se. Ele relaxa no início, mas depois pode causar sono agitado e insônia.
2- Durma pelo menos oito horas por noite, isso mantém a velocidade de seu metabolismo. Se trabalhar à noite, durma de dia. Mantenha o quarto bem escuro.
3- Sonecas curtas durante o dia, antes das quatro horas da tarde é revigorante
4- Evite comer exageradamente antes de deitar. Isto pode causar problemas estomacais e interferir no seu sono. Faça apenas um lanchinho.
5- Procure abafar o máximo o barulho externo para que não o perturbe.
6- Evite dormir na poltrona ou sofá antes de ir para a cama. Durma direto na cama.
7- Estabeleça horário para dormir e acordar. Acerte seu relógio biológico.
8- Evite poeiras no seu quarto.
9- À noite evite comidas muito temperadas.
10- Mantenha seu colchão em boas condições.
11- Evite ficar beliscando antes de dormir, principalmente doce e biscoitos.
12- Um banho morno antes de deitar é muito bom.
13- Evite relógio barulhento.
14- Quando não conseguir dormir e ficar se virando na cama, levante e leia algo sem compromisso.
15- Acostume a fazer um relaxamento do corpo e mente antes de dormir.
16- Evite bagunça no quarto para que não fique preocupado.
17- Se estiver preocupado com alguma coisa escreva num papel e deixe fora do quarto.
18 - Se tiver alergia a alguma coisa do quarto elimine-a.
19 - Cuidado com medicamentos que contenham cafeína. Eles tiram o sono.
20 - Evite beber muito líquido antes de dormir.
21 - Dormir com animal de estimação ou criança pode interromper o sono.
fonte - http://maisequilibrio.com.br/saude/dicas-para-um-sono-saudavel-5-1-4-104.html
A um tempo venho experimentando a MELATONINA, 1  hora antes de dormir
 Aqui no Brasil por enquanto so se acha em loja de suplementos, veja mais informações

http://www.melatonina.com.br/
Melatonina é um suplemento natural para ser usado à noite. Conforme nossos olhos registram o cair da noite, a glândula pineal (localizada no centro do cérebro) inicia a produção de melatonina para auxiliar o nosso organismo a regular o ciclo do sono (ciclo circadiano). Estudos sugerem que uma pequena suplementação de melatonina nos ajuda a melhorar a qualidade do sono e facilita a adaptação ao “jet-lag” (mudança de fuso horário em viagens intercontinentais). Conforme envelhecemos, a quantidade de melatonina produzida pelo nosso organismo vai decrescendo. Cientistas acreditam que esta é a causa principal das pessoas idosas dormirem mal.

A melatonina não é considerada uma medicação porque é produzida no próprio corpo, está mais para suplemento alimentar, tal como são as vitaminas. A melatonina por ser natural não possui efeitos colaterais nem induz a dependência, além de não perder a eficácia ao longo do uso.

Podemos dizer que essa é a melhor alternativa para um bom grupo de pacientes com insônia. Como sonífero, a melatonina funciona ainda melhor do que os sedativos sintéticos, como os barbitúricos e as benzodiazepinas. Para os iniciantes: a melatonina é eficaz em pequenas doses e não produz efeitos colaterais. Além disso, o hormônio preserva a arquitetura natural do sono, inclusive o tempo e a duração das fases de sonho caracterizadas pelo movimento rápido do olho (a fase REM – rapid eye movement).

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que sofra de insônia pode se beneficiar da melatonina. O hormônio é especialmente adequado aos idosos. Essas pessoas têm dificuldade de ter uma boa noite de sono porque a glândula pineal reduziu a produção de melatonina.

Você não precisa ser um insone inveterado para se beneficiar da melatonina. Para pessoas que dorme bem, mas nem sempre o sono é como deveria, o hormônio pode estimular o sono mais profundo e mais restaurador. No dia seguinte, você se sentirá muito mais descansado.

Os suplementos de melatonina facilitam o sono aumentando as concentrações sangüíneas do hormônio dos níveis diurnos de 10 picogramas por mililitros para os níveis noturnos de 100 picogramas por mililitros. A dose do suplemento necessária para obter esse aumento varia de uma pessoa para outra. Doses “normais” variam de 0,3 a 6,0 miligramas, embora, alguns casos resistentes de insônia tenham exigido até 20 miligramas. Ainda assim, sua melhor opção é começar de baixo – digamos, de 1 a 3 miligramas – e ir aumentando a dose aos poucos, até chegar ao nível mais adequado.

O tipo de insônia determina a duração do tratamento com melatonina para a produção do máximo efeito. Por exemplo, se você tiver dificuldade de pegar no sono, mas não de dormir, tome regularmente meia hora antes de se deitar. Se pega no sono facilmente, mas tem sono leve ou costuma acordar de madrugada (entre 2 e 5 da manhã) e não consegue pegar no sono de novo, talvez consiga melhores resultados se tomar melatonina de ação prolongada ao deitar-se.

Algumas pessoas têm os dois tipos de insônia. Se você for uma delas, talvez seja bom experimentar uma combinação de suplementos de melatonina regulares e de ação prolongada.

Quando começar a tomar melatonina, você talvez se sinta um pouco desorientado ou confuso nas primeiras horas após acordar. Essa sensação deve desaparecer após algumas noites de uso do hormônio. Se persistir, é provável que tenha que diminuir a dose.

2 comentários:

  1. Da melatonina eu não sabia, experimentarei. Agora, quanto a dica 20, não beber muita água antes de dormir....eu sinto muita cede durante a noite, e como não tomo água no decorrer do dia aproveito essa cede noturna.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O problema maior que vejo é levantar para ir ao banheiro e perder o sono,, tente não bebe muito então, bjs e obrigada

    ResponderExcluir