quinta-feira, 26 de março de 2015

A importância da rotina infantil


Estabelecer uma rotina na vida de uma criança é muito importante desde cedo. Ter horários certos para acordar, dormir, comer, tomar banho , estudar ,etc,, dá segurança e disciplina para as crianças, além de um aproveitamento bem melhor do tempo.
Engano achar que é benefício deixar a criança solta, sem regras,sem organização, ela se sente insegura, perdida. A criança precisa de um direcionamento para seu crescimento e desenvolvimento.
Aqui em casa sempre tentei estabelecer essas regras de horários para a Carol desde pequena. A maioria sempre deu certo, mas o horário de dormir,,,hummm . Desde pequena ela nunca foi de dormir cedo, íamos levando, mas agora tá atrapalhando. Com o passar dos anos a rotina, as tarefas vão aumentando e ela está se sentindo mais cansada. Então estou num trabalho mais direcionado para esse evento.....DORMIR MAIS CEDO.
A cada ano que passa a rotina tem que ser sempre adaptada sempre respeitando seu crescimento físico, psíquico e intelectual. É uma constante adaptação, pois o mundo gira em alta velocidade.
Ter uma rotina é essencial  na formação do ser humano, aprender a respeitar os horários e ter disciplina na vida, e com certeza queremos nossos filhos saudáveis e felizes.
A rotina deve ser inserida na vida da criança sempre como algo positivo, prazeroso, que vai lhe trazer coisas boas e nunca como castigo e punição. É sempre bom conversar com a criança e explicar o porque da rotina e seus benefícios.
Minha filha faz várias atividades extras, então senão seguirmos uma rotina nos perdemos completamente e ela não consegue aproveitar o tempo que tem. E tem que ter tempo livre também com certeza.
Nas férias e fins de semana há uma quebra da rotina tradicional, pois ninguém é de ferro.
Aqui seguem  umas fotos que descrevem um pouco da rotina dela. E vocês como é a rotina com os filhos? Difícil? Espero vocês aqui para compartilhar idéias e dicas, bjs











6 comentários:

  1. Pois é Ana, sempre fiz um horário para os afazeres da filhota quando pequena,se bem que à vezes não era cumprido,mas acho que a rotina faz parte de todo mundo e temos que levar em consideração ! Quanto a dormir, minha filha sempre dormiu cedo! Você está no caminho certo. Boa sorte!

    Bjos e ótima quinta!
    blogdmulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou compartilhar lá no meu perfil. Não tenho filhos, mas com certeza meu filho teria a rotinas e obrigações para fazer.
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  3. Maria Julia anda beeem sem rotina :/

    Dormir mais cedo é algo que preciso tentar mudar suuuper.

    Adoro esses teus posts Ana.

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir