terça-feira, 3 de março de 2015

Benefícios da mostarda + receita

Eis aqui os benefícios dessas lindas folhas verdes. Confesso que não gosto muito, mas aqui em casa, meu marido e minha filha adoram. e ele costuma fazer um tipo de conserva com a folha da mostarda que compartilharei aqui com vocês. É bem simples e fácil .

Mostarda é um dos vegetais folhosos mais nutritivos, cultivado e utilizado em quase todos os lugares do mundo. As folhas Mostarda são comumente usadas na temporada de inverno, sendo consideradas oleaginosas desde os tempos antigos. As folha do vegetal é uma boa fonte de vitamina A, carotenos, vitamina K e antioxidantes flavonoides, mais do que alguns frutos e hortaliças conhecidos por essas características.

Mostarda é um vegetal folhoso pertencente à família Brassica, que também inclui o repolho, o brócolis e a couve-de-bruxelas. Seu nome científico é Brassica juncea. É nativa do sub-Himalaia, que são planícies do subcontinente indiano.

12 Benefícios da Mostarda para Saúde!

1  | Mostarda, como espinafre, são o celeiro de muitas fito nutrientes, que têm propriedades de prevenção de doenças e promoção de saúde.
2 | Mostarda contêm poucas calorias – 26 calorias por 100 g de folha cru.
3| A folha verde escura da mostarda contêm uma boa quantidade de fibra que ajuda a controlar o nível de colesterol, por interferir com sua absorção no intestino.
4| Além disso, a fibra encontrada na mostarda é adequada nas ajudas no uso de evacuações alimentares de forma suave e, assim, promovendo também proteção contra hemorróidas, prisão de ventre, bem como doenças de câncer de cólon.
5| A folha de mostarda é uma  das melhores fontes de vitamina k entre os vegetais. 100 g de folha fresca contém cerca de 497 mg ou cerca de 500% da necessidade diária de vitamina K 1 – filoquinona. A vitamina K  tem um papel importante na função de construção de massa óssea, promovendo a atividade osteo-trófico nos ossos. Também foi estabelecido o papel em pacientes com doença de Alzheimer, limitando as lesões neuronais no cérebro.
6 | As folhas de mostarda também são uma boa fonte de ácido fólico. 100 g fornecem cerca de 187 mg – cerca de 47% do RDA, de ácido fólico. Esta vitamina solúvel em água tem um papel importante na síntese de DNA e, quando administrado antes, e gravidez precoce pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural do bebê recém-nascido.
7 | Mostarda são fonte rica de antioxidantes flavonoides, indóis, sulforafano, carotenos, luteína e zea-xanthin. Indoles , principalmente di-indolil-metano – DIM, e sulforafano tem benefícios comprovados contra próstata, mama, cólon e ovário, em virtude da sua inibição do crescimento das células do cancro, efeitos citotóxicos em células cancerosas.
8 | Folhas de mostarda fresca é uma excelente fonte de vitamina C. Fornece 70 mg ou cerca de 117% do RDA por 100 g. Vitamina C – ácido ascórbico é um poderoso antioxidante natural que oferece proteção contra danos dos radicais livres e infecções virais gripais.
9 | Folhas de mostarda também é  fonte incrível de vitamina A – fornecendo 10.500 UI ou 350% do RDA por 100 g.  A vitamina A é um nutriente essencial para manter saudáveis ​​as membranas mucosas e pele e é necessário para uma boa visão do olho.
10| A mostarda é uma fonte natural e rica de flavonóides, que ajudam a proteger contra cancros do pulmão e da cavidade oral.
11 |  Mostarda fresca é uma excelente fonte de vários minerais essenciais, tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, selênio e manganésio.
12 | O consumo regular de mostarda na dieta é conhecida por prevenir a artrite, osteoporose, anemia por deficiência de ferro e acredita-se proteger de doenças cardiovasculares, asma e câncer de cólon e de próstata.

Receita da mostarda
Lave bem a mostarda, deixe ela secar num varal de um dia para o outro, corte em tiras bem fininhas, salpique sal por cima, e vá misturando e amassando com as mãos. Esse processo, retirará a água contida na mostarda. Vá apertando a mostarda e verá a água saindo. Repita várias vezes até não sair mais nada. Depois guarde essa mostarda num pode de vidro fechado na geladeira.  Aqui fazemos essa mostarda misturada no ovo mexido, minha princesa adora. 






12 comentários:

  1. Nossa mais quantos benefícios hein, amei as dicas, eu já adoro mostarda vou inclui-la mais vezes na minha refeição!

    Beijokas da Carol e da Camila :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu nunca comi ou ouvi falar?
    Sou meio leiga, não sabia que mostarda era uma folha (?) me julgue KKKKKKKKKKKKKKKK.
    Quantos benefícios! Obrigada pela instrução.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante Ana, não sabia que era pra fazer assim. Eu nunca comprei mostarda em folha, acredita? Vou experimentar! Bjs na família!

    ResponderExcluir
  4. Ana, nunca tinha visto um pé de mostarda... adorei seus benefícios!! Não sabia

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca comi a mostarda assim ? Lá no Mercadão sempre tem e eu nunca comprei. Preciso trazer pra casa e fazer assim como você faz... me deu vontade hehehe.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  6. Muita gente não gosta, mas realmente é muio bom. Eu pelo menos gosto kkk

    saiu post novo hoje: http://maisotimismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir