segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projeto Cuidando de Gente que Cresce


Esse sábado participei de palestras do projeto  Cuidando de gente que cresce.  Foram palestras ótimas com profissionais super competentes  com informações para que possamos  entender melhor e aprimorar a nossa forma de lidar com  as crianças / adolescentes. Escrevi alguns pontos importantes que foram ditos nestas palestra se estou compartilhando aqui




Muitas informações valiosas nos foram passadas. O cérebro está em desenvolvimento até os 25 anos quando se torna maduro. As experiências são muito importantes ,pois provocam mudanças físicas no cérebro. Hoje em dia temos um mundo cheio de informações, as crianças precisam ter experiências. Vivenciar as coisas. Para aprender tem que incorporar a emoção. Vamos sempre do emocional para o racional.
´Para construir um bom futuro nós precisamos de bons cérebros.`
As crianças de hoje nasceram na era digital, mas temos que tomar muito cuidado. As crianças não devem ser estimuladas tão precocemente. A exposição a tecnologias antes dos 3 anos modifica a conectividade cerebral. e hoje em dia vemos muitas crianças bem pequenas com celulares joguinhos nas mãos. A tecnologia é bem  vinda claro, mas sempre com limites, não podemos permitir que nossas crianças se isolem na tecnologia e esqueçam de conviver com as pessoas.
Elas dominam essa parte da tecnologia com certeza, mas não pode haver uma inversão da hierarquia, onde ela pode ter ter mais informações sobre o tema, mas não detêm o poder, a autoridade. O que ocorre em muitos lugares, crianças / adolescentes se achando os donos do mundo. A transição de criança para adolescente não é fácil e temos que entender e facilitar essa passagem. Ensiná los a superar os medos, as experiências não prazerosas, a enfrentar a emoção que os incomoda. Ter novas experiências, uma nova atitude frente ao mesmo problema. É preciso também ter autoridade que é bem diferente de autoritarismo. Autoridade no sentido de conduzir a criança a um caminho, mostrar o que é certo. Isso é função do adulto,  deixar a criança escolher o caminho não  é sinal de liberdade, ela não tem maturidade para isso.
Educar é um processo de responsabilidade de todo adulto. Não é uma tarefa das mais fáceis. Vamos não somente ficar na teoria, nas informações. vamos vivenciar juntos com eles, propiciar as importantes experiências que precisam para crescer, amadurecer. Estar atento as emoções. O corpo é a própria emoção. Sentimos um frio na barriga, um aperto no peito. A emoção altera a fisiologia do corpo.Os pais tem que estar atentos, é preciso o NÃO, o SABER ESPERAR. A autoridade é necessária para um desenvolvimento saudável. Muitos pais  são dominados por seus filhos, por medo de desagradá los e perder seu amor, mas é ao contrário  o limite, é sinal de amor. A nossa verdade é  a melhor herança que podemos deixar para eles. Devemos conduzir nossos filhos para que ele seja pleno naquilo que ele é e não no que nós somos. As crianças precisam dos pais para lhes mostrar a direção, para  lhes apresentar as possibilidades e daí eles seguirão seus caminhos. Muitas rebeldias , agressividades podem aparecer nesse caminho e devemos ter o equilíbrio , agir com sentimentos  opostos a estes. Ter troca de amor, compreensão, carinho.

Seguem abaixo uns slides que foram passados durante as palestras










4 comentários:

  1. adorei o post, minha querida! esses slides continham informação bem interessante :) obrigada pela partilha! beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o projeto, não sabia que o cérebro se desenvolve até os 25 anos, e realmente hoje em dia as crianças são muito estimuladas com celular, ipad, computador, jogos!

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir