terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vocês sabem a diferença entre gelato, sorvete, sorbet e granita?


Gente vejam essas diferenças entre  essas delícias geladas. Vamos aprender um pouco sobre elas. Daqui a pouco o calorzinho chega e sempre procuramos algo refrescante . Já Tive oportunidade de provar o gelato italiano e é uma maravilha mesmo. Mesmo no frio as sorveterias estão sempre cheias, vale a pena. Vendo esses programas culinários com minha princesa sempre  fazem o sorbet e granita também. Daí venho a curiosidade de saber  a diferença entre eles. Daí pesquisei  e estou compartilhando com vocês. Em breve testarei uma receita de sorbet. E vocês já fizeram alguma dessas receitas? Compartilhem aqui conosco. Aguardo vocês!

Fotos tiradas da net






Fonte http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/gelato-sorvete-ou-sorbet-entenda-diferencas-entre-estas-delicias-geladas

1. Gelato artesanal

Especialidade dos italianos, ele é preparado diariamente, sempre com ingredientes frescos. À mistura líquida, composta por água e açúcar, acrescenta-se o leite e também o sabor. O equilíbrio entre o teor de água e de açúcar, aliás, é essencial para garantir a textura de um verdadeiro gelato. Segundo Palmiro, "existe uma proporção certa de açúcares para cada sabor, pois cada tipo, como a sacarose ou o mel, tem um ponto de congelamento que interfere na cremosidade". O ar é outro fator importante para chegar à consistência desejada, por isso o produto é colocado na mantecadora aos poucos, mantendo-se certa distância do equipamento. Outra característica específica é a temperatura na qual o gelato é servido: entre -12 °C e - 14°C, para não chocar as papilas gustativas. Isso porque quanto mais gelada é uma comida, menos gosto você pode sentir.
Gelato, sorvete ou sorbet? Entenda as diferenças entre estas delícias geladas

2. Sorbet

A mistura líquida pré-mantecadora é o que diferencia o sorbet dos outros tipos, pois não leva leite e sua consistência é próxima da nossa raspadinha, como pequenos cristais de gelo que se misturam ao sabor adicionado. Desta forma, pode ser mantido em um congelamento de - 20°C. Sem o leite, a mistura tem validade de cinco dias.

3. Sorvetes de massa

Já os sorvetes que estão à venda nos supermercados usam a mesma base líquida do gelato, mas diferem quanto ao nivelamento de açúcar e água. "A quantidade de açúcar impede que o sorvete vire uma bola de gelo, por isso escolhe-se mel ou sacarose para cada sabor específico, considerando os próprios açúcares do ingrediente. 'Adoçar' quer dizer ressaltar o sabor, além de ser congelante", explica a chef Claudia Reggiani. Isso significa que os sorvetes industrializados têm uma quantidade maior de água, por isso o gosto é diferente. E como precisam ter maior durabilidade, são congelados de -20°C até - 25°C, perdendo um pouco a cremosidade.

E o semifreddo?

A palavra semifreddo é uma denominação do italiano para semigelado, ou seja, um sorvete que não é tão gelado e tem uma quantidade maior de gordura do que os outros. Além disso, a temperatura de congelamento é mais baixa, próxima dos -5°C, sendo uma versão mais líquida - e que pode ser consumida no inverno, por exemplo. Na França, ele ficou conhecido como parfait, como um iogurte mais geladinho.
Você sabia?
A história de fazer sorvete é tão séria na Itália que lá existe uma Universidade do Gelato. Ela fica em Bolonha e foi fundada pela principal fabricante de maquinário para gelateria, a Carpigiani. Na universidade, você pode aprender tudo sobre a arte de fazer gelatos, entender como funcionam os instrumentos e colocar tudo na prática nos laboratórios com todo o aparato da marca. Em uma futura viagem para o país, acrescente o local ao seu roteiro para conhecer de pertinho a tradição dos gelatieri!
 Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Granita
Granita
Granita é uma sobremesa semicongelada preparada com açúcarágua e frutas, oriunda da Sicília. É também possível encontrá-la noutras regiões da Itália, com algumas variações.
Sendo aparentada com o sorvete, a granita apresenta, no entanto, uma textura mais grosseira e mais cristalina. A textura varia, contudo, de cidade para cidade, apresentando pedaços de gelo maiores na costa ocidental da Sicília e em Palermo e sendo mais fina na parte oriental da ilha[1] . Estas diferenças resultam da utilização de técnicas de congelação diferentes: as mais finas são produzidas com máquinas de gelado, enquanto as mais grosseiras são congeladas e agitadas esporadicamente, sendo raspadas no fim, de forma a produzir cristais de gelo separados.
Os ingredientes tradicionais mais comuns são limãotangerinajasmimcaféamêndoahortelãmorangosselvagens e amoras. As subtilezas dos ingredientes sicilianos são importantes para o produto final de uma granita: os limões sicilianos são pouco ácidos e as amêndoas usadas são dos tipos doce e amargo.
Na cidade de Catânia, é também tradição preparar granitas de chocolate. A granita de café é muito comum na cidade de Messina, enquanto a granita com amêndoas é bastante popular na cidade de Catânia. Nesta última cidade encontram-se também bastante difundidas as granitas de pistáchio, oriundas da cidade de Bronte, para além das granitas de pêssego e de ananás.
No verão, é comum consumir uma granita com um pão doce siciliano conhecido como brioche, constituindo esta combinação por vezes o próprio desjejum. Em língua siciliana, essa combinação é designada como granita câ briosci.
A granita é normalmente servida num copo ou numa taça e é consumida com uma colher, tal como uma sobremesa.


2 comentários:

  1. Adorei a matéria. Com certeza a visita a universidade em Bolonha fará parte de meu itinerário quando for por lá. Beijos

    ResponderExcluir