quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Novembro Azul + decorações



Fonte http://www.oncoclinica.com.br/artigos.php?id=162#.VkCVXberQgs

Aqui seguem informações preciosas a respeito do câncer de próstata. Vamos incentivar nossos pais, maridos, familiares, amigos enfim todos a fazer o exame. É muito importante. Perdi meu pai a 6 anos atrás pelo câncer de próstata e olha que ele se cuidava. Então vamos ficar alerta a nossa saúde, a prevenção salva vidas.


O que é câncer de próstata?
Existem inúmeros tipos de cânceres, mas todos começam devido à multiplicação fora de controle das células. A próstata é uma glândula que produz um fluido que nutre e protege o espermatozoide. O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células glandulares do tecido prostático. Como todos os tumores originários de glândulas, ele também é classificado como adenocarcinoma. Alguns tumores de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria tem um crescimento lento.
Quais os principais sintomas dessa doença?
Dificuldade de urinar (fluxo lento ou fraco, gerando um esvaziamento incompleto da bexiga. Com isso, ocorre um aumento da frequência urinária, que incomoda particularmente durante a noite); presença de sangue na urina ou impotência e, em casos avançados, pode haver dores ósseas. Por nenhum desses sintomas serem específicos, quando presentes, devem ser discutidos com um médico. O ideal, no entanto, é que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente, antes do aparecimento de sintomas.
Quais as principais formas de prevenção para esse câncer?
A causa do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não temos meios de evitar a ocorrência desse tumor. Muitos fatores de risco, tais como idade, raça e histórico familiar, não podem ser modificados. O que é possível é fazer o diagnóstico precoce, conforme já discutimos. De uma forma geral, todos nós devemos evitar a obesidade e a inatividade física, devemos seguir uma dieta rica em frutas e vegetais e com moderada quantidade de gordura. O tabagismo também deve ser evitado. Esse estilo de vida é saudável e, certamente, previne vários problemas de saúde e é possível (embora não confirmado) que previna, também, o câncer de próstata.
Quais as opções de tratamentos existentes para essa doença?
O câncer de próstata pode ser inicialmente apenas observado. Alguns casos podem ser tratados por cirurgia, outros por radioterapia ou ainda por hormonioterapia. Por vezes é necessário integrar dois ou três desses métodos. Só após uma análise do caso, individualmente, o médico especialista poderá fazer uma recomendação de tratamento.
Quais os fatores de risco para desenvolver câncer de próstata?
O câncer de próstata é raro antes dos 40 anos de idade e o risco sobe rapidamente após os 50 anos. Seis de cada dez pacientes com câncer de próstata têm mais de 65 anos de idade. Os afrodescendentes têm mais risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles de descendência europeia. As pessoas que têm ou tiveram parentes com câncer de próstata têm maior risco para a doença, especialmente se um irmão foi acometido, quanto mais jovem for o parente acometido maior o risco para os familiares. Algumas famílias têm disposição genética para câncer de mama e ovário, os homens dessas famílias também têm uma incidência aumentada de câncer de próstata.
O câncer de próstata tem cura?


Sim, o câncer de próstata pode ser curado. Quanto mais precocemente o tumor for identificado maiores serão as chances de cura. Por isso, a visita ao seu médico para discutir o teste do PSA e realizar o toque retal é importante. Mas, mesmo quando não for curável, o câncer de próstata pode frequentemente ser controlado de uma forma muito eficaz.

Aqui seguem algumas inspirações de decorações no tom azul em homenagem a campanha. Lindas fotos, vejam


Fotos tiradas da internet



















Nenhum comentário:

Postar um comentário