terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A importância do intestino!

Nesse meu processo de descoberta da intolerância a lactose pude perceber melhor a importância deste órgão. Passei quase 1 mês tendo dor com  cólicas, gases por conta de ter ingerido alimentos com lactose quando não deveria mais. O intestino é responsável pela absorção dos nutrientes para nosso corpo. Devemos dar mais atenção e cuidar melhor dele e para isso precisamos conhece-lo melhor por isso  pesquisei sobre a importância dele em nossa vida e em breve farei um post sobre os melhores alimentos para ter  um  intestino saudável. Tenham uma ótima semana!








Fonte  http://www.tuasaude.com/absorcao-de-nutrientes/


A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso. No entanto, a digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos acontece ao longo de todo o tubo gastrointestinal, que é formado pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores para que possa ocorrer a absorção dos seus nutrientes. Outros órgãos que também participam do processo de digestão são pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Absorção de nutrientes no intestino delgado

O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes. Ele tem de 3 a 4 metros de comprimento e está dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo. Os nutrientes que são absorvidos pelo intestino delgado são:
  • Gorduras;
  • Colesterol;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Água;
  • Vitaminas: A, C, E, D, K, complexo B;
  • Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cloro.
Os alimentos ingeridos demoram cerca de 3 a 10 horas para percorrer todo o intestino delgado.
Istestino delgado
intestino delgado
Intestino grosso
intestino grosso

Absorção de nutrientes no intestino grosso

O intestino grosso é responsável pela formação da fezes e é onde se encontram as bactérias da flora intestinal. Essas bactérias são importantes para a saúde gastrointestinal e para a produção das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. Os nutrientes que o intestino grosso absorve são:
  • Água;
  • Vitaminas: K, B12, tiamina e riboflavina;
  • Minerais: sódio e potássio.
As fibras presentes na dieta são importantes para a formação das fezes e ajudam a passagem do bolo fecal através do intestino.
O estômago também participa do processo de absorção, sendo responsável pela absorção de álcool e de água, e pela produção do fator intrínseco, substância importante para a absorção de vitamina B12 e prevenção de anemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário