segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Auxílio mútuo - texto para refletir

Este texto é muito lindo, vivemos num mundo tão egoísta e esquecemos de olhar o outro , o mundo. Sempre aprendemos, crescemos quando ajudamos o outro.O natal se aproxima vamos praticar o amor ao próximo, a solidariedade, a humildade. Se plantamos o bem colhemos o bem. Vamos pensar e mudar nossas atitudes. Mude, antes tarde do que nunca
Boa semana a todos.




Fonte www.meusonhonaotemfim.org.br/reflexoes_view.asp?editid1=259

Em zona montanhosa, através de região deserta, caminhavam dois velhos amigos, ambos enfermos, cada qual a defender-se quanto possível contra os golpes do ar gelado e de intensa tempestade, quando foram surpreendidos por uma criança semi-morta na estrada, ao sabor da ventania de inverno.   
 Um deles fixou o singular achado e exclamou, irritadiço:



- Não perderei tempo! A hora exige cuidado para comigo mesmo. Sigamos à frente.



O outro, porém, mais piedoso, considerou:



- Amigo, salvemos o pequenino. É nosso irmão em humanidade.
Não posso, disse o companheiro endurecido. Sinto-me cansado e doente. Este desconhecido seria um peso insuportável. Precisamos chegar à aldeia próxima sem perda de minutos. E avançou para adiante em largas passadas.
 O viajante de bom sentimento, contudo, inclinou-se para o menino estendido, demorou-se alguns minutos, colando-o paternalmente ao próprio peito, e aconchegando-o ainda mais, marchou adiante, embora mais lentamente.
A chuva gelada caiu metódica pela noite adentro, mas ele, amparando o valioso fardo, depois de muito tempo, atingiu a hospedaria do povoado que buscava.
Com enorme surpresa, porém, não encontrou o colega que havia seguido na frente.
  

Somente no dia seguinte, depois de minuciosa procura, foi o infeliz viajante encontrado sem vida numa vala do caminho alagado.
Seguindo a pressa e a sós, com a idéia egoísta de preservar-se, não resistiu a onda de frio que se fizera violenta, e tombou encharcado, sem recursos com que pudesse fazer face ao congelamento.
 Enquanto que o companheiro, recebendo em troca o suave calor da criança que sustentava junto do próprio coração, superou os obstáculos da noite frígida, salvando-se de semelhante desastre.

 Descobrira a sublimidade do auxílio mútuo. Ajudando o menino abandonado, ajudara a si mesmo. Avançando com sacrifício para ser útil a outrem, conseguira triunfar dos percalços do caminho, alcançando as bênçãos da salvação recíproca.





"O auxílio ao próximo sempre será o seu melhor investimento." - Alex Cardoso de Melo

6 comentários:

  1. Essa questão de um ajudar o outro é tão importante, e fortalece tanto a alma. E sim, devemos fazer algo por outro alguém, antes tarde do que nunca!

    Abraços, Escritora Entre 4 Paredes

    ResponderExcluir
  2. lindo texto para esse começo de semana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Adoro textos para refletir, adorei o post!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir