terça-feira, 22 de março de 2016

Saiba mais sobre o avocado













            http://www.snqc.org/diferenca-entre-avocado-e-abacate/

O avocado é uma variedade do abacate, um parente próximo em nome, sabor e aparência. Mas cuja principal diferença é a quantidade de calorias que ele oferece.
O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado.
Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Para ser mais preciso, o dobro do preço do fruto tradicional. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.

Avocado: remédio natural e aliado dos atletas

O avocado possui aminoácidos em sua composição, cuja combinação de substâncias faz do fruto um antioxidante potente. Por isso, a ingestão regular dele auxilia no combate a doenças graves como diabetes e diversos tipos de câncer.
É também um alimento funcional e nutritivo, ajuda a balancear as taxas de colesterol, protegendo o coração e ainda contém 11 vitaminas e 14 minerais. Poderoso esse avocado, hein?
Os atletas que o digam! O fruto é recomendado para antes e depois da prática esportiva, favorecendo a reposição de sais minerais – como uma espécie de isotônico natural. E ainda oferece potássio, ajudando a prevenir cãibras nos corredores.

Novidades sobre o Avocado no Brasil

Chefes de cozinha e produtores nacionais do fruto criaram dezenas de receitas com avocado. De uma simples – mas saborosa – polpa misturada com granola, aos pratos mais refinados.
É de dar água na boca a combinação de salmão defumado com avocado, salada de avocado com camarão em escabeche e muitas outras. A consequência é que essa versão turbinada do abacate está ganhando espaço à mesa nos restaurantes mais requintados de São Paulo.

Entenda um pouco mais da história do avocado

Ele surgiu no México, mas é amplamente produzido na Califórnia, nos Estados Unidos. E foi trazido para o Brasil em 1975 por um engenheiro agrônomo chamado Paulo Roberto Leite.
Embora muitos brasileiros nem sequer ouviram falar do avocado, sua produção contempla 20 estados, além de mais de 20 países. A Fazenda Jaguacy vende atualmente cerca de 2 mil toneladas do fruto por ano, dividas entre os mercados nacional e estrangeiro.
E poderia ser bem melhor, mas o nosso clima não favorece a produção do parente do abacate no verão. Por esse motivo, o avocado dá o ar da sua graça (e sabor) de fevereiro a maio, na variedade fuerte, e de maio a outubro, na variedade hass.
A primeira possui casca lisa e verde ao ficar madura, e formato alongado; a segunda apresenta casca rugosa que, ao amadurecer, adquire a cor roxa, e possui forma arredondada.

Avocado e abacate: veja mais diferenças e semelhanças entre eles

O avocado tem mais nutrientes que o abacate. A pequena fruta em forma de pera possui expressivo teor de fibras, o dobro do potássio da banana, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes.
Sobre o sabor, alguns afirmam que uma guacamole feita com avocados é muito melhor do que a elaborada com abacates.
Mas no quesito absorção de nutrientes de outros alimentos, os dois ficam empatados, pois têm o mesmo poder de facilitar o processo.
Você pode aproveitar os frutos, por exemplo, consumindo-os com uma salada, tornando a assimilação de substâncias benéficas pelo organismo cinco vezes maior.

2 comentários: