segunda-feira, 9 de maio de 2016

O poder do elogio




Foto tirada da net


Semana passada minha filha chegou da escola toda entusiasmada e pedindo para ver um vídeo no youtube que ela assistiu a escola e que era muito importante. Falei que iria assistir mais tarde mas ela insistiu que eu visse logo, pois era um vídeo muito bom e seria legal para o blog também. Bem lá fui eu assistir ao vídeo, e realmente é maravilhoso e bem reflexivo. Você costuma fazer elogios diariamente? Você se elogia? Confesso que parei e pensei nessas indagações durante um tempo. No nosso dia a dia é muito mais comum vermos os erros dos outros e nossos mesmos do que ressaltar pontos positivos tanto dos outros como de nós mesmos .Pare e pense não é assim mesmo? E quanto a nossos filhos, vivemos dando bronca, repreendendo pelos erros e será que damos a mesma ênfase quando fazem as coisas certas? Ou muitas vezes esquecemos de elogia-los? A professora da minha filha fez um exercício incrível com as crianças na sala de aula. Depois dos alunos assistirem a esse vídeo cada aluno pegou uma folha de papel e escreveu seu nome, essa folha rodou a sala toda e cada amigo tinha que colocar  uma qualidade, um elogio . Cada aluno ficou no final coma folha cheia de elogios de cada colega de turma como podem ver na foto abaixo. E teve crianças que tiveram dificuldade em pensar  em elogios, qualidades, perguntando do que se tratava. Mas se você pedido defeitos, pontos negativos todos saberiam. Então vamos pensar que mensagens estamos passando para nossos filhos e para nós mesmos. Porque é mais fácil criticar do que elogiar? Porque não enxergamos em nós mesmo  com facilidade as qualidades. Faça esse exercício em casa também. Junte sua família e num papel escreva qualidades de cada um. Valide sua vida, seus pontos fortes. Elogie mais e verá que as pessoas a sua volta mudarão , ficarão mais felizes. Se elogie também. Se olhe no espelho e enumere suas qualidades. Ensine ao seu filho desde já  o poder do elogio, ensine a valorizar os pontos fortes dele e de todos os que estão a sua volta, assim criando um mundo melhor para todos. Aqui agradeço a professora Tatyane  por ter um olhar amplo dentro da sala de aula e trazer sempre coisas novas, boas, que despertam o melhor das crianças .


Não deixem de ver o vídeo todo, vale a pena. Tenham todos uma ótima semana , dando e recebendo muitos elogios! Beijos










6 comentários:

  1. Nossa que iniciativa legal. O mundo precisa mais disso sabe, gente que elogia, mas que critica, parabéns por falar sobre isso.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal a ação da escola e que fofa a sua filha em querer te mostrar e falar que era importante para o blog. Realmente no dia a dia tem horas que lembramos de criticar, mas esquecemos o outro lado. Reflexão muito boa.

    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir