quarta-feira, 20 de julho de 2016

A influência dos pais na alimentação dos filhos

 





Os hábitos alimentares dos pais tem influência direta na alimentação dos filhos. Muitas de nossas restrições acabamos passando para nossos filhos, muitas vezes de forma incosnciente.
Quantos alimentos não comemos e acabamos por não oferecer aos nossos filhos, ou até comentamos na frente deles o nosso não gostar, e como consequência eles acabam por assumir as nossas restrições. Já refletiram sobre isso? O ideal é oferecer de tudo a eles desde pequenos, quanto mais variedade melhor, para já não começar com muitas restrições. 
Sabemos que ao crescer  a criança já seleciona mais os alimentos, se desde pequeno já possui muitas restrições, vai ficar mais difícil quando crescer. Aqui em casa desde pequeno temos o combinado de sempre experimentar os alimentos e a escola também ajudou muito, pois pregava esta premissa, pode até não gostar mas tem que experimentar para saber. Tem vários alimentos que minha  gosta e que eu não como. Mas foi oferecido a ela. 
Os gostos das crianças não necessariamente são iguais aos nossos.

O interessante também é oferecer o mesmo alimento feito de várias maneiras. Pode ser que ele diga que não goste de tal alimento, mas se você de uma forma diferente, quem sabe a opinião mude.
Na hora do lanche da escola, é bem interessante pois há a troca entre eles , e muitas vezes há novas descobertas de sabores e alimentos ali, ocorrendo uma influência positiva.  De vez em quando ela chega comentando que gostou de algo  que o amigo tinha levado. 
Daí percebemos como o externo pode influenciar nos hábitos alimentares. Então devemos ficar atentos aos nossos hábitos.

Claro que aqui em casa,,temos guloseimas, ela é uma criança  e faz parte da infância essa parte, só que comemos com moderação. Procuro inserir coisas saudáveis a ela.
Na minha época não tinha muito essa coisa do saudável. Lembro bem que sempre tinha em casa Tang e Ki- Suco.....quem não lembra?

Outro ponto também que ocorre é dos pais cederem logo a chantagem da criança de não querer comer algo saudável e só querer fast food por exemplo, ou so querem batata frita ou nuggets todos os dias.
è relamente uma tarefa bem difícil, que exije muita paciência e dedicação. 
Converse bastante com seu filho explique a importância da boa alimentação, mostre o que pode ocorrer se não se alimentar bem, se ficar muitas horas sem comer. Não somente imponha a ação de comer. Persista sempre, vale pena. Leve a feira, ao mercado, mostre os alimentos, conte os benefícios, tente receitas diferentes.

Graças a deus minha filha adora salada, legumes, frutas, mas comecei esse trabalho lá atrás .
Semana passada demos uma entrevista na radio band vale  e falamos um pouco sobre isso . Veja o link da entrevista abaixo.


Um comentário:

  1. Que legal Ana! Você falou certo, a gente tem que começar bem no "começo" mesmo. Eu tbm tomei muito Ki suco rsrsrsrs, mas não compro esses sucos em pó mais. Parabéns pra vcs duas! bjs!!!

    ResponderExcluir