segunda-feira, 25 de julho de 2016

Você ensina otimismo ao seu filho?








Você ensina otimismo ao seu filho?
Já refletiu sobre essa questão?

Estamos sempre preocupados  em dar a melhor educação aos nossos filhos, matricular no curso de inglês,,, pois é importante saber um outro idioma além do nosso. 
Em colocar em algum esporte pois faz bem à saúde . Em aulas de teatro, ballet para aprender a se expressar melhor. Claro que esses e tantos outros ensinamentos que propomos aos nossos filhos são muito válidos e os ajudarão na sua vida com certeza.
Mas muitas vezes esquecemos de ensinar as crianças a serem otimistas , positivas. E esse é um item crucial na vida de um ser humano.

Nossos filhos são reflexos de nossas ações, de nossos atos. Eles aprendem  o que ensinamos tanto quanto o que observam de nosso comportamento.
Se vivemos reclamando de tudo, não achando solução para nada, falando sempre que não dá, que não consegue, não pode, estamos emanando ao universo energias negativas  que voltam para a gente.

E o pior estamos dando esse exemplo aos nossos filhos, estamos passando essa herança negativas a eles.
Claro que o mundo está complicado de viver, mas temos que aprender a olhar esse mundo de forma diferente. Não podemos modificar o acontecimento, mas podemos reagir a ele de forma diferente e  esse olhar que irá determinar como será sua vida.
10%  é o acontecimento e 90% é como reagimos a ele.
Se a criança vê muito esse comportamento em casa , claro que  a tendência é ela sempre ter olhar  negativo sobre as coisas na sua vida.

Nós como pais temos o poder sobre nossos filhos, poder  de fazer ele acreditar em si mesmo, de que ele pode alcançar o que ele deseja, que ele pode conseguir pular seus obstáculos, vencer suas dificuldades,  tirar o melhor dele. Se nós como pais falamos você vai conseguir , eu acredito em você, você tem potencial para isso, com certeza isso o motivará a alcançar o seu objetivo.
Ensinar que obstáculos aparecem na vida, mas tirar uma lição do que acontece, um aprendizado.

Vamos  pensar e agir de forma diferente. Ao invés de logo falar eu não consigo, pense e fale,  eu quero, eu posso eu consigo.
Fácil não é, e nuca vai ser, mas é possível com certeza, é uma questão de treino de hábito.
Treine seu cérebro a achar um ponto positivo de aprendizado nas situações, passe essa lição para seu filho.
Se não está bem pense,,,,,,se continuar com o mesmo comportamento continuarei a ter o mesmo resultado. Se quer resultados diferente , aja diferente, de forma positiva. Deixe esse legado para seus filhos.

Um comentário:

  1. Eu nunca tinha pensado sobre esse assunto antes. As vezes a gente só fala das coisas negativas e as crianças percebem e absorvem tudo. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir