segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

História do Fudge +Receita de Fudge de chocolate





Fonte Revista Sorria

 ''Fazer malfeito''. Literalmente, é isso que fudge significa. Mas, nos Estados Unidos, no século 19 (ou até antes, não se sabe ), a palavra ganhou uma conotação bem diferente - não só positiva como deliciosa. Diz a lenda que, durante uma aula em um colégio para garotas, numa lição sobre como preparar doce de caramelo, um erro na receita resultou em um resultado bem diferente do esperado. A textura entre o firme e o macio agradou, e, em homenagem á surpresa do acaso, a guloseima foi batizada: fudge.
 Com o tempo, o doce virou mania no país. Hoje em dia, existem no Estados Unidos inúmeras lojas especializadas nesta receita - e em suas infinitas variações. Tradicionalmente, a base é feita de açúcar, manteiga e leite. Mas assim á moda antiga, dá um certo trabalho para chegar em sua consistência ideal. Então surgiram alternativas mais práticas (como a que leva leite condensado que você confere nesta matéria ), que , por sorte, não ficam devendo no sabor. Para incrementar, da para misturar quase tudo que você imaginar: chocolate (o que já virou um clássico) , doce de leite, manteiga de amendoim, creme brûlé, pedacinhos de cookies e até pimenta. Sem falar nas coberturas: castanhas de todos os tipos, frutas secas ou em calda, marshmellow...
 Sabe-se lá como, o fudge se tornou tradição natalina. É dado como presente e servido nas refeições em família, adocicando os encontros no fim do ano. Bom, pensando bem, o simples fato de ser lindo e delicioso basta para explicar seu sucesso numa das épocas mais afetivas do calendário, não é ? Acha que seus amigos e familiares vão gostar ? Então confira a receita e prepare-se para Natal criativo e saboroso !

Receita

Ingredientes:
- 4 colheres ( de sopa) de manteiga (e mais para untar )
-450 g de chocolate meio amargo
- 1 lata de leite condensado
- 1/8 de colher (de chá) de sal (opcional, para intensificar o sabor )
- cobertura(veja opções na foto )

Modo de fazer :
1 -Use uma forma quadrada de 20 cm de lado. Unte-a com manteiga.Forre-a com papel-manteiga, deixando as bordas do papel para fora da assadeira.
2- Misture todos os ingredientes e derreta-os em banho-maria. Não deixe a água ferver. A mistura deve ser aquecida o minimo possível. (Você também pode derreter os ingredientes no micro-ondas. Nesse caso, use potencia baixa e pare a cada 15 segundos para mexer. )
3- Leve a massa á forma, distribuindo-a bem. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas (ou, de preferencia, da noite pro dia), até ficar firme. Retire a barra da forma e use uma faca grande para cortá-la em cubos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário