sexta-feira, 24 de março de 2017

Dicas de Barcelona - Parte 2


Continuando as dicas de Barcelona....Hoje veremos aqui o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, um hospital  e a igreja Sagrada Família.

O Hospital é um lugar muito lindo e grandioso  como vocês podem ver na foto da maquete, quase um bairro. Fizemos uma visita guiada em espanhol.
Uma obra modernista imperdível de ser visitada.
Informações sobre visita  https://www.santpaubarcelona.org/es/visitas

Fonte www.passaportebcn.com/hospital-de-la-santa-creu-i-sant-pau/



O hospital é, na verdade, uma autêntica cidade modernista, com ruas, prédios e jardins. O Hospital de la Santa Creu (Santa Cruz), fundado em 1401, estava localizado no bairro de El Raval. Com o crescimento da cidade, o antigo hospital ficou pequeno e era necessário transferí-lo para um novo endereço.
Em 1902, as obras de construção do novo hospital tiveram início, e o local escolhido estava situado em um extremo do novo distrito do Eixample. Contando com uma herança deixada pelo banqueiro Pau Gil, destinada à construção de um novo hospital em homenagem a Sant Pau (São Paulo), o complexo hospitalário do arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner esteve a frente da direção da obra, na qual também trabalhou seu filho, Pere Domènech i Roura, além de destacados artistas modernistas.e Santa Creu i Sant Pau foi inaugurado oficialmente em 1930.



A maquete do hospital





O hospital está formado por um conjunto de 12 pavilhões, que estão interligados por uma rede de corredores subterrâneos.
O hospital foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1997. Com um novo crescimento da cidade, foi necessária a expansão do atual complexo, através da construção de prédios para um novo e moderno hospital, em harmonia com os maravilhosos edifícios modernistas.



Em julho de 2013 a Casa Asia, uma institução pública que foi criada em 2001 para promover as relações culturais e econômicas com a Ásia, mudou sua sede para o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau (durante 10 anos ocupou o modernista Palau Baró de Quadras). Hoje ocupa o Pabellón de Sant Manuel do Hospital. Outros organismos da ONU e da OMS também tem sua sede no hospital.
Após uma grande reforma, que durou cinco anos, o hospital reabriu suas portas em fevereiro de 2014. Todas as informações sobre a visita ao hospital podem ser consultadas no site oficial, que pertence a uma fundação privada.









Sagrada Família
A palavra que pode definir esta construção é surreal. É de tirar o fôlego, são tantos detalhes, tudo tem  um porquê, uma explicação. As formas são  inusitadas.
Do lado de fora já ficamos extasiados e quando entramos ficamos perdidos para onde olhar primeiro. A obra está  prevista para terminar em 2026 ano de centenário da morte De Gaudí.
No altar no meio da igreja aparece Cristo pregado na cruz   e José e Maria de cada lado olhando seu filho na cruz.
Com toda certeza vale a pena a visita
Informações sobre a visita
http://www.sagradafamilia.org/es/tiquets/



Fonte pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia







Templo Expiatório da Sagrada Família, e também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas[1], o projeto foi iniciado em 1882[2] e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola[2] e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.





A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres[3]: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projeto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola.[4] Desde então prosseguiram as obras: atualmente (2017) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores.


José olhando para Cristo na cruz no altar

Maria olhando para Cristo na cruz

No altar Cristo na Cruz sendo observado por José e Maria





A obra que realizou Gaudí - a fachada da Natividade e a cripta - foi incluída pela UNESCO em 2005 no Sítio do Patrimônio Mundial com o título «Obras de Antoni Gaudí»[5].

2 comentários:

  1. Barcelona deve ser um sonho mesmo! Quantas coisas interessantes para se ver, deve ser um sonho ainda maior para quem ama arquitetura.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. uau que viagem mais incrivel, adorei as dicas de Barcelona, tenho mt vontade de conhecer a Espanha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir