segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Peça de teatro da Carol, com o tema autenticidade










Minha filha participa do grupo de teatro psicopedagógico da Iara Vieira @teatroiaravieira  e todo ano falo sobre a peça aqui pois é muito rico e interessante o conteúdo.
Para quem não conhece, o teatro psicopedagógico possibilita que a criança faça a escolha do personagem que quer representar e em cima dessa escolha a professora vai criar o roteiro da peça , e sempre abordará um tema pertinente a idade.

A peça da Carol essa ano se chama  "Todo Mundo" e abordava o tema  autenticidade. Tudo a ver com a idade que estão passando a pré  adolescência onde o ser aceito, fazer parte do grupo passa ter maior importância para eles. E em muitas vezes para agradar a maioria eles não expõem seus reais sentimentos e pensamentos.

E quantas vezes já não escutamos em casa,,, mãe mas todo mundo faz,,,todo mundo tem,,,e por aí vai.
Esse é assunto que sempre converso aqui em casa com a Carol, ser autêntica, não fazer o que todos estão fazendo se não concorda com aquilo. Ensino a ela a não ter medo de ser diferente.

É muito legal e saudável admirar as pessoas, se inspirar através delas, mas não precisamos copiar ou querer a vida da pessoa. Cada um de nós tem algo especial dentro de si e devemos buscar e valorizar isso, e nessa idade da pré adolescência/adolescência que  não se consideram mais crianças, mas ainda não são adultos,, que estão na descoberta do mundo, pensamentos e sentimentos, que devemos reforçar  e incentivar a autenticidade.

Minha filha fazia o papel de uma heroína medrosa  chamada Adelóide e seu bordão inicial era "Não sou a mulher maravilha, mas sou quase sua filha, minha coragem brilha e sou forte como uma ervilha" e o bordão final da peça quando os personagens assumem sua autenticidade é "Não sou , nem nunca serei a mulher maravilha, muito menos sua filha,,, mas, tenho liberdade para assumir minha identidade...Sou Adelóide,,, a corajosa, e minha autenticidade brilha gloriosa!!!" 
Isso mesmo que devemos passar para nossas crianças, sejam vocês mesmo, não tentem agradar aos outros e esses outros incluem nós pais. Ser diferente, pensar e sentir diferente é saudável, faz parte do processo da vida, de autoconhecimento .

Uma das frases finais da peça  é " Da sua vida você é o autor...,portanto autenticidade por favor!"
Reforço aqui o lindo trabalho da professora Iara Vieira @teatroiaravieira com as crianças. Pois só de uma mente iluminada poderiam sair tantos textos lindos e com ensinamentos e lições para o nosso dia a dia
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário