segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A arte de dizer não








A arte de dizer não

Quando nos tornamos mãe fica mais difícil dizer não, principalmente aos filhos.
Temos medo de magoá-los, de frustrá-los, mas acabamos frustrando a nós mesmos.

Temos dificuldades de dizer não aos outros, mas extrema facilidade de dizer não a nós mesmos. Quando dizemos sim aos outros, muitas vezes estamos dizendo não a nós.

Quantas vezes cansamos em tentar cumprir a expectativa dos outros.

Não respondemos com medo de ferir o outro.
Engolimos inúmeros sapos em detrimento dos outros.

Esse ano me propus exercitar a arte de dizer não. O arte difícil essa.
Precisava ser eu  mesma, me aceitar e não me comparar a mais ninguém a não ser a eu mesma.

Ter firmeza e autoconfiança, e isto se adquire com o autoconhecimento e o tempo.
Ter medo de me expor, preocupada com o que os outros vão achar de mim , e se eu errar, falhar, se me perder.

Vencer o obstáculo de ser perfeita, de não ser boa o suficiente, de não merecer o sucesso.

Saber enxergar e discernir as críticas que vão te acrescentar algo, te fazer evoluir, das críticas por inveja, de que não tem o que fazer e está insatisfeito com própria vida e olha que tem muito disso de pessoas próximas a nós. Mas até descobrir isso, e descartar da sua vida, perceber que aquilo não pertence a você e sim aquela pessoa, vai um longo caminho e te machuca muitas vezes. Mas  estou aprendendo  a dizer não e me afastar desses casos.

Aprender a falar do que tenho propriedade e vivência, isso é uma extensão de mim  e me traz bem estar e confiança. Aprender que eu só preciso ser eu, não preciso ser o outro.

Tudo isso pode vir de resquícios de castrações na infância.
Então nós pais temos que nos policiar bastante, a autoconfiança é um exercício a ser praticado desde cedo . Saber dizer não realmente é uma arte, não precisamos pensar e agradar o outro o tempo todo. Quantas vezes nossos filhos tentam nos agradar o tempo todo, com medo de nos desapontar?

Então  viva a arte de dizer não.



Um comentário:

  1. muito bom esse post! realmente mts pessoas tem dificuldade em dizer nao, mas é mt importante para nos preservarmos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir