terça-feira, 28 de outubro de 2014

Os benefícios da abóbora + receita

Veja aqui os benefícios que a abóbora traz a nossa saúde e confiram o receita de um delicioso creme de abóbora que fazemos aqui em casa , fica uma delícia , experimentem!

http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/alimentacao/21425-conheca-os-beneficios-que-a-abobora-oferece-a-saude.html
Abóbora tem muitos benefícios para oferecer a saúde

A ABÓBORA TEM MUITOS BENEFÍCIOS PARA OFERECER PARA A NOSSA SAÚDE
A abóbora tem muitos benefícios para oferecer para a nossa saúde, ela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, doces e salgadas. A abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.

O alimento contém, ainda, fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.

Abóbora também ajuda na dieta de atletas. Essa "mãozinha" se deve às vitaminas do complexo B, pois regulam funções importantes no metabolismo e à presença de carotenoides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A. 

O consumo de carotenoides protege o organismo de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer e também previne problemas de visão. As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar nosso sistema nervoso, prevenindo doenças neurológicas e conferem mais energia ao organismo.

Para que seus benefícios sejam aproveitados, recomenda-se o consumo regular. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa). O importante é que ela faça parte do seu cardápio.

Quem está em dieta para emagrecer e pessoas diabéticas podem usufruir dos benefícios da abóbora. Por ser um alimento rico em fibras e ainda possuir em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, a abóbora pode favorecer também o controle da glicemia, além de dar a sensação de saciedade.

A semente da abóbora também vem sendo bastante consumida. Ela possui uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, sendo estes responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia é o suficiente para a melhora do humor e disposição.

Quando torradas, as sementes apresentam uma boa quantidade de zinco, ômega 3 e fitoesteróis, que são substâncias que auxiliam na redução o colesterol. 

Há estudos que demonstraram benefícios na prevenção de câncer de próstata, artrite, no aumento da resposta imunológica, proteção do sistema cardiovascular, além de atuar como vermífugo natural.

As flores da abóbora são usadas em algumas regiões do país como parte de um refogado. Os brotos são utilizados para fazer ensopados e a casca pode enriquecer o arroz, a farofa ou até mesmo a carne moída. Basta usá-la bem picadinha.

Para comprar a abóbora sem erro, observe se a casca está firme, lisa, sem rachaduras e sem manchas. Normalmente, ela é vendida em pedaços e, nesse caso, escolha o que parece mais fresco. E não se esqueça: abóbora madura deve ficar na geladeira.

Receita de creme de abóbora

300gr de abóbora cozida
Bate no liquidificador com 1 xícara de leite
Depois coloque na panela com 1/2 colher de sopa de manteiga e 1 lata de creme de leite, mistutre tudo com fogo baixo e desligue

creme de abóbora  - foto by Ana Yuan


14 comentários:

  1. Ai que delíciaaaa ! Já quero fazer ! Eu amo abóbora ! :)

    Valeu pela receita do creme Ana !

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tantos benefícios, mas eu não gosto de abóbora........só doce, aí eu gosto!!! E eu tomei um caldinho de abóbora uma vez que gostei também, tava ótimo. Vou experimentar esse da receita, depois te falo! Tô tentando ser mais saudável, tô experimentando tudo que faz bem, bjssss e bjssss na linda filha!
    dicasdrishop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise dou bj nela sim ,,rss tente fazer depois me conta bjs e obrigada

      Excluir
  3. Que receitinha saborosa!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse creme deve ficar uma delícia! Obrigada pela receita, bjs!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de abobora e nem sabia que ela tinha tantos benefícios pra saúde. Esse creme me deu fome. Parece que ficou delicioso. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, nem eu,,rsss vivendo e aprendendo, obrigada e bjs

      Excluir
  6. Oiiiiiiiiii! Vim retribuir o carinho por ter ido visitar meu cantinho e ter comentado no post das comprinhas da semana \0/ Muito obrigada<3
    Agoraa sobre o seu post , nossa deve ser muito bom esse creme , eu não curto muito abóbora porém , preciso comer ,HIHIHII! ela tem muitos benefícios :o
    Beijinhos <3
    http://placeofamanda.blogspot.com.br/2014/10/comprinhas-blogs-que-indico-e-place.html

    ResponderExcluir
  7. Oi querida Amanda parabéns pelo seu cantinho viu adorei, obrigada pela sua visita e carinho, volte sempre bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu amo de paixão abóbora, e nem sabia que fazia tão bem assim. E o melhor é que vai bem no calor ou frio, doce ou salgada...é uma maravilha rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir