quinta-feira, 2 de abril de 2015

Auto estima infantil






Como estimular a auto-estima

Para melhorar a auto-estima da criança, pode seguir alguns passos que damos a seguir: 
1- Incentive o desenvolvimento das responsabilidades da criança. De uma maneira positiva, crie alguns compromissos e exija, num clima de participação e interação, seu cumprimento por parte da criança.
2- Dê oportunidade à criança tomar decisões e resolver algum problema.


3- Reforce com positivismo as condutas da criança. Por exemplo, quando ela fizer os deveres, ou recolher seus brinquedos, ou troque de roupa sozinha, diga-lhe com carinho e de forma efusiva: “como você cresceu!”, “obrigado por me ajudar!”, ou “muito bem!”. Em algumas casas e colégios, esse reforço se faz através de pequenos prêmios.
4- Ponha limites claros ao seu filho, ensinando-o a prever as consequências pela sua conduta. Exemplo: “Se não recolher seus brinquedos, não irá ao cinema”. E que não volte atrás na decisão.
5- Ensine seu filho a resolver seus próprios problemas e a aprender com seus erros e atitudes, de uma forma positiva. Por exemplo, se a criança não tira uma boa nota em uma matéria escolar, anime-a a estudar mais e a preparar-se para se superar na próxima prova. De nada adiantará culpá-la. A criança deve sentir que um erro pode ser convertido em uma aprendizagem, e consequentemente, que poderá premiá-la se empregar mais esforço.
6- Deixe de lado as críticas que nada constróem. Os insultos não favorecerão a auto-estima da criança. Em lugar, por exemplo, de dizer “você é um bagunceiro, seu quarto parece um lixo”, melhor dizer “não gosto de ver seu quarto tão bagunçado, me deixa muito triste”. Assim estará demonstrando o que não te agrada é a desordem do quarto, e não a criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário