quinta-feira, 30 de abril de 2015

Corante X alimentação infantil

O perigo mora dentro de casa. Esse doces com cores lindas e sabores ótimos atraem crianças e adultos. Mas o consumo em excesso causa danos a saúde. Veja as informações abaixo

doce
foto tirada da net



Fonte http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25440-10587,00.html

Já imaginou a quantidade de corantes artificiais que seu filho ingere por dia? Balas, refrigerantes, sucos artificiais, iogurtes, cereais, gelatinas e outros tipos de alimentos muitas vezes são coloridos artificialmente. Mas será que essas substâncias podem fazer mal à saúde das crianças? 

“Corantes são substâncias estranhas ao nosso organismo. É preciso tomar cuidado com excessos”, afirma a nutricionista Simone Rocha, integrante do Conselho Federal de Nutricionistas. Alguns estudos mostram a ligação dos corantes à reações como alergias, dificuldades respiratórias, irritações gástricas e problemas de pele. 

Uma outra pesquisa, mais polêmica, realizada na Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, quis demonstrar que os corantes em excesso poderiam estimular a hiperatividade em crianças. Eles analisaram dois grupos de crianças entre 3 e 9 anos. O primeiro ingeria uma solução com corantes e determinado conservante e o segundo consumia um placebo. As análises de cientistas e dos pais das crianças mostraram um aumento significativo de reações agressivas e de perda de atenção.

Muitos médicos discordam dos resultados. “Esta história de hiperatividade causada por corantes é muito polêmica”, comenta Dr. Fabiano Polleti, psicólogo especialista em tratamento de crianças com hiperatividade. “Pode ser que os aditivos artificiais funcionem como gatilhos, mas não podemos afirmar que o corante cause hiperatividade em uma criança que não estivesse predisposta a desenvolver a doença”, afirma.

De acordo com Simone Rocha, em casos extremos, o corante em excesso poderia causar danos no DNA. “Por ser um aditivo ele pode abrir a porta do nosso sistema imunológico para algumas reações alérgicas e todas as conseqüências que isto acarreta. É complicado”. Mas é possível fugir do excesso de corantes na alimentação. “A cor pode vir de alimentos naturais. Um prato com cenoura, ervilhas, milho, tomate, arroz, feijão, batatas, montado de forma divertida, é atrativo e saudável. Ao invés dos cereais coloridos, um natural com pedaços de kiwi, morango, manga, uva. Se a mãe usar a criatividade, é possível, sim, reduzir significativamente o consumo de corantes”, ensina Simone.

4 comentários:

  1. Adorei o post! E o blog também! Estou me formando em Psicologia e adorei tudo por aqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que a Julia não liga muito pra esses doces :)

    Ótimo post amôura !

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que gosto bastante de frutas, verduras e legumes. As crianças sofrem comigo porque obrigo todo mundo a comer alimentos saudáveis. Tudo em excesso é um perigo, não só os corantes. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir