quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Qual a idade certa para ganhar mesada?













Olá pessoal tudo bem? Bom tem quase 1 mês  que começamos a dar mesada para a Carol. Ela recebe uma quantia semanalmente. Antes ela tinha o cofrinho onde guardava todas as moedinhas que achava e ganhava. E quando ganhava um dinheirinho de presente  de alguém tipo avó, pais,etc,,,rsss Ela guardava tudo, trocava as moedinhas na padaria e assim juntava para algo que queria comprar. Seja um brinquedo , livro, figurinha etc,,,
Engraçado que as vezes juntava e queria comprar algo que consumiria todo o valor que ela tinha juntado e ela dizia, mas se eu comprar isso vai acabar o todo meu dinheiro( risos). Aí eu explicava que  se o que ela  estaria desejando lhe trouxesse muita alegria e satisfação então valeria a pena.É para isso que juntamos dinheiro  na vida para realizar nossos sonhos e obter coisas que desejamos muito, e que depois ela começaria a juntar dinheiro novamente para realizar outra compra de algo que desejasse. Assim é a vida!
Mas agora está oficialmente recebendo mesada, uma quantia semanal. Algo que não é esporádico e sim fixo.
Então agora ela tem a responsabilidade de guardar em local seguro, não deixar  o dinheiro espalhado e saber o valor que tem na carteira e assim administrar seus gastos, podendo guardar para ter uma quantia maior ou gastar naquela semana que recebeu.
Essa idade (acabou de fazer 9 anos) achei bem legal pois já tem uma boa noção tanto de matemática quanto do mundo que a cerca , no valor real das coisas, o que custa caro/barato.
Achei engraçado  outro dia ela veio comentar sobre o aumento de uns produtos na cantina da escola e falou com uma certa indignação como  alguns produtos tinha sofrido um aumento , antes custava X e agora  custava Y, como ficou caro ela disse.
É bom ela já ter essa noção de vida, de custos e aprender a administrar seu próprio dinheirinho e sempre com a nossa ajude caso ela precise. Ela está toda contente. É isso aí nossas crianças estão crescendo e se encaminhando para esse mundão. E vocês com quantos anos começaram a dar mesada?

Aqui abaixo um texto interessante sobre o assunto na revista crescer.
Fonte  http://revistacrescer.globo.com/Familia/Financas/noticia/2013/08/hora-certa-de-dar-mesada-para-o-seu-filho.html

É importante mostrar que existem presentes que podem ser adquiridos agora e outros que precisam de planejamento, tempo e investimento. Questione-o sobre por que quer ou precisa de determinada coisa.

A partir dos 3 anos, o reconhecimento de moedas e células e o cuidado com o dinheiro também é fundamental. “Ensine que dinheiro não se rasga, molha, dobra ou rasura”, explica a especialista em educação financeira Cássia D’Aquino, autora do livroEducação Financeira – Como Educar seu Filho (Ed. Elsevier).

Uma dica é dar uma carteira pequena para seu filho começar a ter esse cuidado a partir dos 4 anos. Aproveite também uma ida ao supermercado para ensinar o que é caro e barato.

A mesada, no entanto, deve ser dada apenas por volta dos 6 anos. Mas apenas dar o dinheiro, sem ensinar a administrá-lo (gastar, doar, poupar), também não faz sentido. A especialista sugere que, dos 6 aos 12 anos, a média da mesada seja calculada por semana, já que um mês é muito tempo para as crianças. O valor para o cálculo deve ser a idade da criança multiplicada por R$ 1 (por semana).

É importante usar a medida da maneira certa. O valor não pode ser alto, pois seu filho precisa entender que não pode comprar tudo a qualquer hora, e que precisará abrir mão, por exemplo, de vários doces para comprar uma bicicleta

6 dicas para dar mesada

=> Para crianças até 12 anos, o mais indicado é o pagamento semanal. Depois disso, para que elas aprendam a controlar por 30 dias as despesas, o ideal é a mesada.
=> Convide seu filho a fazer uma lista de prioridades para os gastos mensais.
=> Defina um dia para pagar a mesada e respeite a data e a quantia para que ele possa planejar os gastos.
=> Use um cofrinho, de preferência transparente. Ver o dinheiro aumentando e ouvir o som das moedas estimula o interesse e o aprendizado das crianças.
=> Alterações nos valores não devem ser constantes. À medida que a criança cresce, dá para aumentá-los, mas sempre em proporção ao orçamento da família.
=> Acompanhe, na medida do possível, o que está sendo feito com o dinheiro para ajustar as orientações necessárias.
Devo dar mesadas iguais para filhos de idades diferentes?

Se a diferença de idade entre eles for pequena, o valor deve ser igual, uma vez que as necessidades são mais ou menos as mesmas. Mas, se um filho for adolescente e o outro tiver 5 anos, por exemplo, o mais velho vai precisar de mais dinheiro. Esta não é, porém, a única regra. Para Fabio Gallo Garcia, professor de finanças das faculdades PUC e Getúlio Vargas (SP), é preciso levar em conta o meio social em que a criança está inserida para estipular uma quantia justa. E se o dinheiro de um deles acabar antes do previsto? Depois de estabelecida a quantia, ninguém deve receber mais até o próximo mês (ou semana, depende do acordo) – e vale a mesma regra para os dois. Assim, você ensina seus filhos a controlar os gastos

14 comentários:

  1. Hello from Spain: interesting reflection. Children have to know how to manage money. Keep in touch

    ResponderExcluir
  2. boa dica pras mamaes e papais que estao com filhos, nessa idade e com essa duvida, achei super bacana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. A idade da Maria Julia ganhar mesada vai ser quando eu tiver dinheiro pra dar kkkk... o que não acontece por enquanto.

    Gostei do post !

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca ganhei mesada mas sempre tive uma boa educação financeira que me ajudou a aprender a administrar bem meu dinheiro.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente são coisas que vivenciamos bastante né?! E o fato dela comentar sobre o valor ter aumentado, hoje em dia muitas crianças não tem conciencia disso e acabam achando que é normal as coisas subirem assim. Adorei.
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho filhos, mas me lembrei de quando era criança e ganhava mesada. Eu só queria o dinheiro para comprar revistinha da Mônica, figurinhas e sorvete. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha boas epocas,,bom ter lembranças assin né,,bjs obrigada

      Excluir
  7. Nunca ganhei, mas sabe porque só compro sapato, e nem uso, por isso que não me dava.

    ResponderExcluir