quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Crescimento dos filhos - sempre uma nova descoberta






E lá vai minha pequena crescendo  de vento em polpa graças a Deus. É um aprendizado contínuo.
Além do corpo, seus pensamentos evoluem ,voam, indagam.....
É uma fase de descobertas, medo, inseguranças, de conhecer o que é desconhecido até o momento.
Um momento muito rico de trocas, carinho e paciência entre pais e filhos. Eles fazem muitos questionamentos a nós e devemos prestar bastante atenção  as nossas respostas, muitas das perguntas não deixam de ser uma ´pegadinha´. Vou explicar.....Vemos hoje muitos adultos querendo ser criança, se comportamento e/ ou buscando prazeres no mundo infantil.Podemos sim   relembrar algumas coisas, sensações,  mas não podemos agir como crianças ou só buscar e ter prazeres em coisas infantis.
Outro dia ela me veio com a seguinte pergunta   -  Você  prefere ser adulto ou criança. Parecia uma pergunta simples, inocente, mas havia uma certa expectativa na resposta. Meu marido respondeu na lata criança,,, eu dei uma leve cutucada nele , e respondi que preferia adulto e ela quis saber o porquê.
Disse que era muito legal, que estudar  e trabalhar no que gosta é bom, ser independente, construir familia, ser responsável pelo próprio caminho etc,,, fui dando algumas opções a ela ficou feliz com a resposta e a conversa acabou ali.  Ela está numa fase de transição, começando a ver o mundo e as pessoas de outra forma, um mundo completamente desconhecido está aparecendo para ela cheio de novidades boas e ruins também. Vem o medo a insegurança, a alegria, curiosidade, descobertas. Nós pais estamos nesse mundo adulto, mas nesse momento se a gente fala que prefere o mundo infantil, causa uma confusão na criança, tipo  se eles preferem esse meu mundo  também quero ficar aqui, não vou querer crescer, melhor ficar onde estou. Claro que muitas vezes queremos voltar a ser criança, não ter preocupações, responsabilidades, mas não devemos passar isso aos nossos filhos. Vamos fazer com que eles passem por essa fase de transição seguros, saudáveis e felizes.
Então vamos ficar atento as perguntas pegadinhas deles. Outra também foi você prefere eu bebê ou desse tamanho agora? Risos.....Vamos pensar antes de responder ok. E vocês já passaram por essas pegadinhas? Como está essa transição com seus filhos? Aguardo vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário