segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Desafio do auto conhecimento - Projeto Eu + Eu







No final do ano de 2015  naquelas revisões do ano e decisões para o próximo decidi que queria algo diferente de presente, gostaria de um tempo só para mim. Uns 3 a 4 dias num lugar sossegado, onde pudesse relaxar corpo e mente.Não é uma tarefa fácil para nós mamães, sempre pensamos primeiro nos filhos e tantos outros papéis que desempenhamos no nosso dia a dia. Claro que vem a culpa...nossa vou viajar e ela vai ficar em casa? E será que vou conseguir ficar sozinha? Vou ter medo? Vou ficar depre? Pensei  bastante, mas estava muito segura quanto a esse desejo de experimentar essa solidão construtiva, pois era assim que eu achava que seria um momento de crescimento e paz. Só consegui realizar esse meu projetinho pois meu marido deu total incentivo. Minha filha ficou em casa, trouxe uma prima do rio que fez companhia a ela o que amenizou e muito a minha falta e com minha mãe que já é de idade. mas estava tranquila com o suporte do marido que estava no trabalho mas sempre por perto para qualquer emergência que graças a Deus não aconteceu.
Assim que voltei do reveillon , arrumei a mala e fui no dia seguinte para minha aventura. Fui num lugar maravilhoso que farei um post no sábado contando os detalhes dele que se chama Portal do Equilibrium. Só o nome já diz muito, já diz tudo .Eu o chamei de refúgio da alma. Pessoal nunca tinha viajado sozinha na vida, estar sozinha em algum lugar por vários dias, acho que nem casa (risos). Fui no dia 4/1 semana passada. Cheguei no fim da tarde. Enfim era eu + eu. Era hora de exercer só um papel, de ser só eu.Em muitas vezes é assustador e nem sabemos fazer isso muito bem.
Levei vários livros para ler, máquina fotográfica pois adoro fotografar, caderno para escrever enfim fui com bastante material, mas sem cobranças, se eu lesse tudo maravilha mas se não maravilha também. Só isso já é um exercício confesso, porque a tal da culpa sempre ronda. Aí eu vendo o filme comer, rezar e amar pela milésima vez veio a frase italiana dolce far niente que significa o prazer de não fazer nada, a doçura de não fazer nada,daí em dia juro  relaxei mais. Tirei fotos belíssimas da natureza, comecei a ler um livro, escrevi um pouco deste texto aqui hoje, fiz caminhadas sozinhas, lidei com meus medos, com  minhas limitações, fiz refeiçoes sozinhas. O local de uma natureza exuberante ajudou bastante, é um lugar propício para você se reconectar, ficar em paz.Esses dias foram só o ponta pé inicial desse projeto eu + eu, tenho que aprender muito a relaxar, a usar a respiração, a ter um tempinho para mim  em casa mesmo. Como vocês podem ver na foto tinha esse banco em frente a uma imensidão de verde, eu o apelidei de banco da verdade, pois você senta ali e contempla a vida ,a natureza você..... no início sentar ali era meio assustador, depois passa a ser revelador e libertador basta querer, basta se abrir. Foi uma experiência gratificante. Muitos antes me perguntaram se era isso mesmo que queria, se não ia ficar triste sozinha, como ia ficar sem minha filha. Senti muito a falta dela, mas estava segura do que queria e precisava e conversei isso com ela antes, precisava dessa experiência, de desacelerar, me conhecer e reconhecer, vencer meus medos, descobrir que sou mais forte do que penso. Aconselho que puder fazer isso faça, senão puder 4 dias faça quantos puder.Seja só você por algum tempo, pense em você....fácil não é  mesmo, mas é recompensador para você e quem está a sua volta. Quando fui postando algumas fotos do lugar e falando que estava sozinha recebi várias mensagens de pessoas que tem essa mesma vontade. Então se anime, de o primeiro passo, crie coragem de estar com você mesmo.





2 comentários:

  1. Ana
    Esse retiro acho que se faz sempre necessário. Eu adoro ficar sozinha por muito tempo e não fico com nóia porque minha filha nãoe está comigo. Amei suas fotos, belíssimas, foi um reencontro com vc mesma. Faça isso mais vezes, todos nós merecemos.

    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei conferir sua reflexao e quero saber mt mais sobre esse lugar que vc passou o ano novo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir