terça-feira, 31 de março de 2015

Dia nacional da saúde e nutrição +alimentos contra TPM

Hoje é dia da saúde e nutrição, vamos refletir sobre nossos hábitos alimentares, e que atenção estamos dando a nossa saúde. Vivemos num ritmo tão louco, que muitas vezes comemos qualquer coisa, não vamos ao médico fazer um check up e  assim a vida vai indo.Vamos fazer uma sincera avaliação da nossa postura e vamos corrigir, sempre a tempo para mudanças,  antes tarde do que nunca.







Especial sobre alimentos x TPM


 fonte Revista Pense Leve


Aqui seguem alguns alimentos que irão dar um alívio a tão temida TPM



Alcachofra - A oscilação hormonal proporciona o aumento dos níveis de progesterona que age nos receptores renais, favorecendo a reabsorção de água pelo organismo.
Sendo assim maior retenção de líquido durante a tpm. Assim é interessante incluir a alcachofra no cardápio, pois o alimento atua como diurético, ajudando na diminuição do inchaço, além de também ser fonte de  magnésio. A falta deste mineral que está associado à produção de dopamina - neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e motivação - explica os efeitos emocionais neste período. Recomenda-se  o consumo de 2 colheres de sopa do miolo da alcachofra ou em forma de cápsulas - 2 a 3 por dia - entre 10 e 15 dias antes da menstruação, mas não é indicado às pessoas alérgicas ao alimento ou que sofram de obstrução do canal biliar e problemas renais.


Banana - O consumo da fruta é ideal para elevar os níveis de serotonina no organismo. Isso porque ela é fonte de triptofano, aminoácido relacionado à produção desta substância, que é conhecida por proporcionar a sensação de bem estar. Durante a tpm, você pode comer ao menos uma unidade do alimento diariamente. Ou, assim como a alcachofra, outra opção de ingestão é entre 10 e 15 dias antes da menstruação. Mas caso sofra de prisão de ventre, consuma a banana com moderação.

Batata - É fonte de vitamina B6, nutriente que atua na produção de dopamina e serotonina. Além disso, também é importante para evitar a fadiga e diminuir a vontade de comer doces, o que é muito comum no período pré-menstrual. O alimento é rico em carboidratos, que proporcionam energia ao organismo, porém deve ser consumido com moderação devido ao alto valor energético. Então não ultrapasse duas unidades médias por dia. Além disso, ingerir a batata em excesso pode causar prisão de ventre e dilatação estomacal.

Beterraba- Por ser rica em magnésio, indicada para equilibrar os níveis do mineral, que costumam ficar reduzidos durante a TPM.  Como ele está relacionado à produção de neurotransmissores, é um dos responsáveis pelas oscilações emocionais muito comuns nesta fase - por isso você sofre com aquele mau humor extremo ou fica tão sensível a ponto de chorar vendo comercial de margarina! A beterraba pode ser consumida diariamente (1 colher de sopa rasa), mas com moderação por quem tem diabetes, já que o alimento é rico em açucar.

Chá de Calêndula - Possui em sua bagagem nutricional doses elevadas de flavonoides - um tipo de antioxidante-, capazes de amenizar as cólicas menstruais. A calêndula também é fonte de fitosteróis, que equilibram as oscilações hormonais do período. A queda das taxas de estrogênio, também responsável pelo surgimento dos sintomas da TPM, pode ser amenizada pelo consumo diário de xícaras (chá) calêndula, feito com 2 colheres (sopa) da erva seca para cada litro de água. Além de ajudar a relaxar, o chá também evita as contrações uterinas e alivia a cólica. Não é indicado a gestantes e pessoas alérgicas.

Lentilha - Boa fonte de fibras, proteínas, ferro e magnésio e pobre em gorduras, excelente durante o período pré-menstrual porque confere maior saciedade. Além disso, o alimento ajuda a reduzir o colesterol e fortalecer o sistema imunológico, uma vez que ainda é fonte de micronutrientes como ácido fólico, fósforo e potássio. Consuma 2 colheres (sopa) pelo menos 2 vezes por semana. É contraindicada às pessoas que possuem intolerância ao grão.

Queijo Branco - Fonte de carbonato de cálcio, o queijo branco auxilia na redução dos sintomas de fadiga e alterações no apetite. Uma fatia por dia já é o suficiente para obter os benefícios. Deve ser evitado por quem possui intolerância à lactose.

Semente de Girassol - A vitamina E presente na semente de girassol ajuda regular a produção de prostaglandina, substância que em excesso é responsável por provocar dores de cabeça, nos seios e cólica. Seu consumo pode ser feito na forma de óleo ou triturada, junto ao preparo de outros alimentos. Porém, devido ao alto teor de gordura, deve ser ingerida com moderação por quem está com as taxas de colesterol elevadas.







6 comentários:

  1. nossa bacana e bem informativo o post, eu gosto da maioria desses alimentos, preciso consumir mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adoramos isso rss...
    algumas coisas já comemos e outras vamos começar rss

    bjs

    http://nossasdicasdicasnossas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir