terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sobre temperos


Esse fim de semana estava arrumando um cantinho para os temperos aqui na minha cozinha( em breve mostro aqui no blog), e resolvi pesquisar a utilidade de cada um para aproveitar melhor o uso deles e descobrir novos sabores. Fiz uma pesquisar resolvi compartilhar com vocês aqui. Espero que gostem. Boa semana!

Imagens tirada da net



Fonte http://1001dicasesolucoes.blogspot.com.br/2010/07/temperos-ervas-e-especiarias.html

Devemos ter alguns cuidados em comprar e armazenar " Os Temperos - ervas e especiarias" :
1. Jamais devemos comprar grandes quantidades, pois, com o tempo ele perde o sabor e o aroma.
2. O ideal é dar preferência as especiarias moídos na hora, em moedor ou pilão, e as ervas frescas, pois eles soltam o aroma durante o cozimento.
3. Quando não conhecemos o tempero devemos adicioná-lo com cuidado, não devemos misturá-lo a outros temperos.
4. Uma boa ideia para quem prefere temperos inteiros, como grãos e pau de canela, é coloca-lo em uma trouxinha de gaze, retirando-a no final do preparo.
5. A umidade e o grande vilão das especiarias e de algumas ervas. Assim, devemos manter as especiarias em vidros bem tampados, e as ervas lavadas e secas também fechadas em potes, ambos longe do calor e do excesso de luz.
Vamos agora conhecer alguns " Temperos" :

Alecrim - Fica muito bom em assados. Casa bem com carne vermelha, frango ou peixe. Dá um toque especial a batatas.

Sálvia - Perfeita para temperar aves. Você pode colocar algumas folhinhas na hora de cozinhar o arroz para deixá-lo com um gostinho especial. Muito usada na culinária italiana, faz uma dupla perfeita com a manteiga para acompanhar um belo prato de macarrão.

Orégano - Indispensável nas pizzas, vai muito bem em ensopados de carne, de frango ou de legumes variados.

Louro - Embora seja muito usado no Brasil como tempero aromático do feijão também pode ser adicionado ao preparo do arroz. O efeito, incrível, é um dos grandes segredos de restaurantes consagrados. Basta colocar uma folha lavada na água borbulhando enquanto o arroz cozinha.

Coentro - Mais conhecida como tempero de peixe, essa erva também fica bem no feijão e como acompanhamento de saladas de folhas. Só tome cuidado para não exagerar, com sabor acentuado, o coentro pode acabar roubando a cena do almoço ou jantar.

Manjericão - Estrela da culinária italiana, enriquece qualquer molho de tomate. Amassado com azeite e nozes picadas vira um delicioso pesto para acompanhar massas e pães.

Pimenta-Rosa - Suave e decorativa, pode ser usada para acompanhar uma salada verde ou para dar um toque levemente picante ao vinagrete.

Açafrão - Um dos condimentos mais caros do mundo é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabaisse francesa, no risoto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.

Açafrão-Da- Terra - De sabor ligeiramente picante, existe varias versões em pó e raiz fresca. No nordeste, entra no preparo de arroz, peixadas e pirão.

Anis-Estrelado - De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoito e doces.

Canela - Quanto mais fina é a casca, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas ( carnes e ensopados), em pau ou moída.

Cominho - De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no Extremo Oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.

Cravo-Da- Índia - De sabor intenso e ligeramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces, assados e bebidas em geral.

Mostarda - Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opção para caldos, sopas e molhos.

Noz-Moscada - Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.

Páprica - De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.

Pimenta Calabresa Seca - Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada em pequenas quantidades, com muito atenção.

Pimenta-Do-Reino - Nas versões preta(colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontarda em grãos ou já moída. Tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.

Erva-Doce - De aroma adocicada, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.

Pimenta-Da-Jamaica - Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice, sabor ligeiramente picante. Inteira ou moída, vai muito bem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.

Cardamomo - A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas, como chás.

Gengibre - É uma raiz rica em propriedades terapêuticas, muito utilizada como condimento e remédio caseiro pelo menos por 5000 anos, originário da Ásia. O emprego do gengibre na culinária proporciona verdadeiras surpresas. Podemos utilizá-lo seco, na forma de pó que deixa muito a desejar em sabor e aroma; o fresco é mais aromático. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados ( assados, ensopados,costelas), quanto nos doces e sob diversas formas.

Hortelã - Tem um dos sabores mais populares do mundo, é o mesmo tempo refrescante e ardida, com fragrância adocicada. Nativa do sul da Europa e mediterrâneo, facilmente se adptou ao Brasil. Na culinária ocidental é usada para dar sabor a berinjelas, abobrinhas, ervilhas, batatas e tomates. Vai muito bem também com carne de frango, porco e vitela. Na culinária árabe a hortelã é essencial para o tabule, e perfeito para acompanhar o quibe.

Curry - O caril ou curry é uma mistura de especiarias. Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para confecção de inúmeras receitas, como o frango ao curry. Esse condimento é muito utilizado na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos.

Salsa - Natural da Europa, a salsa(conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. É comercializada fresca(em maços) ou seca(desidratada em saquinhos) que é menos aromática. Combina com batata, legumes, sopas, ensopados, saladas, carnes, frango e peixes de água doce.

Tomilho - Na porção européia que beira o Mar Mediterrâneo, surgiu esta erva. Versátil, aromatiza carnes e guisados, alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Vai bem em peixes e frango, tempera queijos, compõe molhos, dá sabor especial a caldos, sopas e marinados é excelente tempero para carnes. Deve ser usado com cuidado e moderação, pois tem sabor acentuado e pode roubar o sabor no qual sempre entra como um coadjuvante.

O segredo que diferencia os vários estilos de culinária, é novamente o bom uso das ervas e dos condimentos:
1) Comida Italiana - são usados o manjericão, o orégano, a salsa, o alecrim, a noz-moscada, a pimenta calabresa, e a sálvia.
2) Comida Indiana - é temperada com pimenta vermelha, coentro, noz-moscada, canela, gengibre, erva-doce, cravo-da-índia.
3) Comida Espanhola - os mais usados são o açafrão, a páprica, a salsa e o cominho.
4) Comida Francesa - os condimentos utilizados são, a salsa, o alecrim, o noz-moscada, tomilho e o açafrão.
5) Comida húngara - é famosa por fazer muito uso da páprica, do cominho e da pimenta branca.
6) Comida mexicana - usa pimenta malagueta, o orégano, o cominho, a canela e o coentro.
7) Comida grega - usa muito hortelã e canela.
    Os Temperos, as Ervas e os Condimentos dão sabores e aromas incríveis aos pratos e até em alguns banhos. Espero que gostem desse post e que ele seja útil de alguma forma.
    Agradeço a presença dos meus seguidores e dos novos visitantes.
    Um abraço a todos. Sinta-se a vontade e comente.



    Açafrão: empresta sua cor vibrante para o arroz, sopas, saladas e pães. Tem um perfume especial.
    Aipo ou Salsão: cai muito bem na sopa e no salpicão, tem um sabor acentuado.
    Alecrim: o rei do perfume, seu aroma combina bem com massas.
    Alho: olha o nosso amigo alho aqui, tempera molhos em geral, refogados e torradas que acompanham sopas e massas deliciosas.
    Baunilha: estimulante, afrodisíaca. Perfuma bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores. Experimente uma gotinha de baunilha atrás da orelha num jantar a dois….
    Cebolinha: cortada em pequenas rodelas, realça saladas, ovos, omeletes, queijo branco e molhos. Faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.
    Coentro: muito utilizado no Nordeste. Perfume agradável, refrescante e sabor marcante. Combina com peixe, frutos do mar e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.
    Cravo: sabor doce, pungente, quase quente. Harmoniza-e com arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.
    Cardamomo: seu perfume e sabor refrescante, muito usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.
    Canela: aproxima pessoas e saboriza compotas, marinados, picles, ensopados, bolos, pães, biscoitos e doces caseiros.
    Cominho: para molhos, cremes, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no curry.
    Curry : feito com uma combinação de 65 tipos de especiarias diferentes. Uso: culinária indiana, arroz.
    Dill : tem o sabor voltado para o anis, usado para peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.
    Erva Doce: usada em peixes grelhados ou cozidos em papelote. Seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco. O bulbo é muito bom em saladas.
    Estragão: para o preparo de molhos, pratos com ovos, saladas e sopas. Tem gosto picante realçando alimentos sem muito sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.
    Gengibre: muito bom como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas.
    Hortelã: chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas. Muito usada em pratos árabes.
    Louro : combina com sopas, cozidos, peixe em geral e terrines. Uma folha basta para aromatizar o prato.
    Manjericão ou Alfavaca: Dá vida ao tomate, berinjela, abobrinha. Deve ser adicionado no final para não perder seu aroma. A Carol Guilen do Blog do Nosso Quintal fez um sorvete lindo e delicioso com Manjericão Vejam aqui.
    Manjerona: indispensável na cozinha mediterrânea, parecida com o orégano, mas seu aroma mais fino, associa-se mais facilmente a outras ervas. Para tomates, batata e arroz.
    Menta: muito usada na Europa para temperar ervilhas e batatas. Também usada em saladas, em sorbet, chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.
    Mostarda: conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e maionese. Fica uma delícia acompanhando batatas cozidas. A mostarda industrializada tem uma série de aditivos químicos, a receita caseira é bem fácil, veja abaixo.
    Noz moscada: doces, molhos e massas ganham encanto com a noz moscada. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para oferecer seu aroma delicado. Não existe molho branco sem uma pitadinha de noz moscada.
    Orégano: sem ele a pizza não tem sabor. É companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas.
    Páprica: utilizada no lugar da pimenta seca, dá um ar picante ao prato.
    Salsa: além de decorativa acrescenta cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas.
    Sálvia: seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e molhos.
    Tomilho: apreciado nas cozinhas européias, enriquece sopas, molhos de tomate, legumes em geral e terrine.

    5 comentários:

    1. MEUD EEEEUS, a maioria eu não sabia pra que poderia ser usado.
      Amei seu post e achei muito util, vou salvar aqui <3

      www.vodkaescarpin.com.br

      ResponderExcluir
    2. Salvei esse seu post!
      Super útil!
      Confesso que não vivo sem majerição

      ResponderExcluir
    3. Muito bom! Adoro temperos diferentes.
      Além de sabor eles tem propriedades medicinais.

      ResponderExcluir