segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Você produz remédio ou veneno?










Como  já mencionei a um tempo atrás fui numa palestra sobre como administrar o tempo veja aqui na qual muitos assuntos foram abordados. Um deles foi esse  - Produzimos remédio ou veneno para nosso corpo?
A mente humana tem um poder gigantesco. É a forma como vemos o mundo, como lidamos com nossos problemas e dificuldades que determina a nossa qualidade de vida ou não. Como agimos e reagimos frente as coisas é um fator determinante para produzirmos remédio ou veneno.
Sim é isso mesmo. Já pararam  e refletiram sobre isso?
Dependendo  da forma como agimos e reagimos aos fatos produzimos resultados diferentes.
Então vamos realmente parar e pensar nas nossas reações diante do nosso dia a dia, da rotina mesmo.
Vamos observar e testar isso na rotina diária. Prestar  mais atenção as nossas atitudes e pensamentos.
Somos fadados a sempre reclamar, ser pessimista , sofrer antecipadamente, e nos desesperar.
Vamos exercitar o postivo, a calma, a paciência. Vamos produzir remédio para nossos males. Não é uma tarefa fácil , mas  é possível. Vamos tentar,,,,, antes tarde do que nunca

Fonte   https://saudenaturalperfeita.wordpress.com/2015/03/09/hormonios-do-bem-estar-e-prazer/

 A endorfina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, ajuda no combate do estresse, pois tem ação analgésica e relaxante, quando ela é liberada estimula a sensação de bem estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.
A Ocitocina é um nonapeptídeo, age como um neurotransmissor ou neuromodulador para: ansiedade, libido, interação social e regulação das respostas neuroendócrinas e cardiovasculares. A ocitocina passou a ser considerada o “hormônio do amor”, pois está relacionada ao prazer, segurança, desejo sexual e bem estar da mente e do corpo, estudos científicos comprovam seus benefícios para o tratamento de crianças autistas e pacientes esquizofrênicos com dificuldades de interação social. A ocitocina também estimula a produção de hormônios anabolizantes como a testosterona e IGF-1, promove o relaxamento muscular e diminui os sintomas da fibromialgia e diminuição da pressão arterial.
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Está ligada aos transtornos afetivos e de humor, também está relacionada à liberação de outros hormônios.

Cortisol
Mais conhecido como “hormônio do estresse”, o cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pelas glândulas supra-renais, que ficam sobre os rins. Ele combate situações de estresse, equilibra a pressão arterial e a glicose no sangue. O estresse contínuo e doenças raras nas glândulas que o produzem podem desregulá-lo, gerando acúmulo de gordura no abdômen, hematomas a qualquer pancadinha e estrias avermelhadas na pele. Para ajudar a estabilizá-lo, é importante levar uma vida tranqüila e praticar atividades físicas, que ajudam a relaxar. No caso de doença que altere a produção do cortisol, procure o médico endocrinologista.
Adrenalina ou epinefrina é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais. Numa situação de emergência (estresse, grande emoção), o sistema nevoso estimula a produção desse hormônio, que é liberado no sangue e transportado a todas as partes do corpo. Os vasos sanguíneos da pele se contraem, o ritmo cardíaco acelera, aumenta a pressão arterial e o sangue passa a se concentrar nos músculos e nos órgãos internos, preparando o organismo para uma resposta vigorosa à situação de emergência. A adrenalina tem uma ampla aplicação em medicina. É utilizada em casos de asma brônquica, nos estados de choque e como estimulante em certas afecções do coração. Pode ser produzida sinteticamente ou a partir das glândulas supra-renais de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário