quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Como os pais devem lidar com as mudanças na pré adolescência








A cada dia novas mudanças aparecem ou se acentuam mais sejam elas corporais, psicológicas e/ou comportamentais. E para nós pais é um susto perceber que nossas crianças estão crescendo, mudando de fase, e temos que lidar com essa perda e a dor que ela causa, o que é normal vivenciar mas de forma saudável.
Temos que aprender a lidar com esta nova fase e dar suporte as nossas crianças. Não é fácil para elas também. É uma adaptação para os dois lados. Elas tem que lidar com o novo, o desconhecido e muitas vezes isso causa medo e insegurança.
O Corpo muda, os pensamentos, comportamentos, os hábitos e eles muitas vezes não sabem lidar ou explicar o que ocorre.O humor e as preferências oscilam.  Tem uma linha muito tênue entre essas duas fases , e as crianças vão de um lado para outro o tempo tempo. Vocês já perceberam isso em casa? Aqui convivo diariamente com essa oscilação.
No fim do ano na arrumação dos brinquedo para doação ela abriu mão de todas suas bonecas barbies as usadas e as novas dentro das caixas ainda. Ai  perguntei mas filha não gosta mas da barbie e ela me disse mamãe já perdeu a graça. Confesso que fiquei um pouco chocada, como assim, barbies? É o crescimento da sua bebezinha batendo a sua porta de verdade. Mas não adianta forçar nada, aquilo já saiu do seu universo. Ao mesmo tempo quis manter todas as bonecas monster high e o Ken.
Só nos resta compreender, aceitar e ajudar a ela a entender essas mudanças.
É uma fase de transições e devemos colaborar para que seja da forma mais branda e bonita possível passar por essa fase.
Semana passada fomos arrumar as roupas e outro "choque". Ela abriu mão de várias blusas que sempre adorou e muitas novas que trouxemos da última viagem e eu perguntei sobre seus gostos, se percebia que estava mudando. Foi a~i que veio a emoção , o choro. Ela disse que não sabia responder sobre essas perguntas de mudanças, e que as vezes ela gostava de umas blusas e outras horas não.
Sentei e conversei com ela que é normal mudar seus gostos, seus comportamentos que fazia parte do crescimento, que é normal e saudável. Então é uma fase delicada para as crianças e para os pais também para aceitarem e lidarem com as mudanças. Cada criança tem seu tempo não devemos adiantar fases e nem tentar retardar algumas.
Devemos apoiar e também ter firmeza em relação as mudanças, algumas devemos respeitar e aceitar e outras direcionar com firmeza que ainda não é o momento. É uma época de aprendizados para ambos os lados e de muito amor e conhecimento, aproveitem!
Confesso que estou aprendendo muito com ela .

Nenhum comentário:

Postar um comentário