sábado, 26 de março de 2016

Parque Vicentina Aranha









O Parque Vicentina Aranha é um antigo sanatório de São José dos Campos e que foi tombado.


Fonte  http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/planejamento_urbano/parque_vicentina_aranha.aspx

O Parque Vicentina Aranha foi inaugurado no dia 27 de julho de 2007, aniversário da cidade, abrangendo área de terreno de  84.500 m² e 11.080,83m2 de construção.
O espaço foi aberto para a prática de caminhada em um extenso bosque com área de 43.887,90m², separados em canteiros com paisagismo e canteiros com bosque e algumas espécies raras e centenárias como mogno, peroba rosa, jequitibá, jacarandá da Bahia, Gonçalo Alves, pau mulato, jatobá, brauna preta, aratibá, guarantã, cabreuva vermelha, louro pardo e outros.
Os prédios e a capela fazem parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha, complexo arquitetônico considerado uma das mais importantes construções da fase Sanatorial da América Latina.
O Parque Vicentina Aranha é um Bem Cultural do Município tombado pela Lei Municipal nº 4928/96 como setor de Preservação- SP e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT através da Resolução SC-44 de 25 de julho de 2001.
O Sanatório Vicentina Aranha, foi inaugurado em 27 de abril de 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído na cidade. O projeto é do arquiteto Ramos de Azevedo e as obras foram executadas pelo engenheiro Augusto de Toledo. Em 1980, por decisão da Santa Casa de São Paulo, passou a abrigar um hospital geriátrico cujas atividades foram encerradas em 2003.
Em dezembro de 2006, a Prefeitura de São José dos Campos assinou a desapropriação amigável do local, de propriedade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pelo valor de R$ 22 milhões referente a uma área de 84.645,61m².
Após a compra do complexo foi nomeada uma comissão especial para coordenar os trabalhos referentes à consulta pública acerca da utilização do Parque Vicentina Aranha. O relatório da comissão, com base nas sugestões apresentadas indica que o Complexo deverá abrigar um Centro Integrado de Cultura, com atividades de recreação, lazer educação, cultura e arte.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário