quarta-feira, 18 de maio de 2016

O uso do endro ou dill + receita


Já algum tempo que vejo nos programas culinários algumas receitas com o dill, mas na verdade nunca tinha comprado nem usado. Até que fomos num dos restaurantes do Fogaça, o Jamile e numa das entradas que pedimos, conhecemos o dill. Era uma maionese de dill com batata doce rústica. Simplesmente adoramos a maionese, o tempero não é muito forte e dá um sabor especial.
Resolvi procurar e comprei a planta fresca. A receita é simples demais coloque algumas folhinhas do dill ou endro como também é conhecido na maionese e misture. Com a batata doce frita fica uma delícia.







O Endro ou Dill como também é conhecido é uma erva não muito utilizada aqui no Brasil, vejam aqui alguns de seus usos

Na Escandinávia, o endro fresco é extensivamente utilizado para temperar a marinar vários peixes e mariscos (por exemplo, arenque e salmão, principalmente na forma de “gravad lax”), assim como em vários molhos. Na Europa de Leste, o endro é usado para temperar saladas, principalmente a base de couve, sendo também usual no borsch. É ainda adicionado, fresco ou seco, a conservas de fermentação láctica (em salmoura, e não em vinagre), nomeadamente de pepino, couve, tomate e melancia. Também melhora os molhos à base de nata azeda ou iogurte. Por essa razão, várias sopas frias, como tarator da Bulgária e okroshka da Rússia são tradicionalmente temperadas com esta erva. Na Grécia, temperam-se as dolma com endro e na Turquia e Irão é usado em guisados de favaslentilhas e outros pratos. Mas a forma como o endro é mais conhecido no Ocidente é nos picles de pepino, chamados por isso “dill pickles”. As sementes, que têm um vago odor a anis, são utilizadas tanto nas marinadasconservas e vinagre, como no fabrico de pão e bolos. Na Índia, existe uma variedade que é cultivada para aproveitar as sementes que são utilizadas em misturas de caril e masala
Para além desses usos tradicionais, o endro pode ainda ser usado para aromatizar queijos, molhos, manteigagrelhadosrisotossaladas, em especial a salada de batata, e patês
A erva também tem propriedades medicinais. É diurético, combate as cólicas, e a hiperacidez gástrica.
Age também contra insônia. É um dos principais remédios naturais contra flatulência. Nas inflamações do olho, recomendam-se compressas do chá das sementes.

4 comentários:

  1. Nossa, não conhecia, achei bem interessante, tenho bastante insônia, talvez me ajude.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Será que tem isso na minha cidade?
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir