sexta-feira, 1 de julho de 2016

Dica de passeio - Jardim Botânico RJ


Fui levar minha filha para conhecer o Jardim Botânico no Rio e pasmem vocês que a carioca aqui não conhecia esta maravilha.  Que lugar lindo e com uma energia maravilhosa, a natureza tem esse poder, de te passar força e tranquilidade ao mesmo tempo. Um espaço onde as crianças se sentem livre para correr, brincar e uma verdadeira aula sobre  natureza, botânica. Minha filha ficou encantada... os micos nas árvores fazendo graças,  macacos andando soltas pela natureza, ela só tinha visto macacos assim em filmes,,rss. Está bem preservado. Você paga uma taxa para entrar, mas vale muito a pena. Foi uma manhã de puro encantamento.
Para maiores informações deixo site do Jardim Botânico aqui abaixo
http://www.jbrj.gov.br/

Informações importante sobre a criação do parque
Fonte http://www.guiadorio.net.br/2006/09/jardim-botanico-rio-de-janeiro-dicas.html

Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.

Foi fundado no dia 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o Jardim Botânico Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais.

Jardim Botânico Rio de Janeiro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Isso porque tem grande importância histórica, cultural, científica e paisagística e a área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera.

Conta com um espaço muito diversificado e podemos observar cerca de 6 500 espécies de planta, com algumas até ameaçadas de extinção, distribuídas em uma grande área de 54 hectares. São 330 000 plantas desidratadas, Carpoteca com 5 800 frutos secos, Xiloteca com 8 000 amostras de madeira, espaço grande com o Orquidário e uma biblioteca com cerca de 66 000 volumes e 3 000 obras raras.

Com suas palmeiras imperiais o Jardim Botânico Rio de Janeiro consegue fascinar a todos. E sendo esta uma ótima opção de passeio para aqueles que querem relaxar, estudar, ou só mesmo curtir a natureza bem de pertinho, e no meio da bagunça e correria da cidade grande.~


Não deixe de conhecer no Jardim Botânico Rio de Janeiro 

Chafariz Central (Chafariz das Musas)
Jardim Botânico Rio de Janeiro dicas para aproveitar melhor
Chafariz Central

Quatro figuras representam o chafariz central: a música, a poesia, a ciência e a arte. 

Casa dos Pilões
É um núcleo arqueológico representando a atividade da antiga fábrica de pólvora.

Orquidário
É uma estufa construída no final do século XIX, na década de 1930 foi reformado, e em 1998 foi restaurada.
Ainda no espaço do orquidário é possível encontrar algumas plantas ornamentais, como os antúrios, filodendros, samambaias e as avencas, são cerca de dois mil vasos com uma das mais belas coleções do Jardim Botânico Rio de Janeiro.

Jardim Japonês
Criado em 1935, a delicadeza da cultura japonesa encanta os visitantes, com bonsais, cerejeiras, bambuzais e lagos artificiais com carpas.

Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico Rio de Janeiro

Museu do Meio Ambiente está situado dentro do próprio Jardim Botânico Rio de Janeiro. Com uma área construída: 2.700m², é o primeiro da América Latina que se dedica à temática socioambiental.

É um espaço destinado para colaborar com a conservação da biodiversidade e a viabilização da sustentabilidade estreitando a relação entre as pessoas e o planeta com o desenvolvimento de  exposições, atividades educativas e a criação de espaços de debate com abordagem transdisciplinar e participativa, para promover entendimento das diferenças e características culturais para o fortalecimento da cidadania
No Museu do Meio Ambiente dispõe de guarda-volumes individuais ou para grupos.

Seguem abaixo as fotos que tiramos nesse lindo passeio













2 comentários:

  1. Eu só fui uma vez e foi lindo, eu sou doida para voltar, parece que estamos em um paraíso, é uma paz inexplicável.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de lugar, bjs pra sua e sua lindinha.

    ResponderExcluir