quarta-feira, 3 de maio de 2017

Vamos falar sobre egoísmo, valores,educação e gentileza






Estamos vivendo numa crise tanto financeira, quanto política e ética.
O mundo anda extremamente egoísta. Pensamentos no próprio bem estar, tirar vantagem em cima do outro estão muito comuns ultimamente. Percorrer caminhos mais rápidos, mas nem sempre corretos.

Criticamos muito os políticos pela ganância exagerada, pelo roubo, desonestidade, falta de ética e valores.
Falamos muito sobre  dar a melhor educação para nossos filhos, boas escolas, cursos extra curriculares, bons professores. Mas estamos pecando no essencial, dar valores e exemplos aos nossos filhos, e se começa de pequenas atitudes do dia a dia, pois o valor é a essência do ser humano, é sua base.

Tenho refletido bastante sobre isso, e alguns fatos que tenho presenciado me fizeram pensar ainda mais.

Vejo muito na porta da escola, mães que param na vaga de deficientes todo santo dia, sem ter nenhum deficiente na família, pais que colocam seus carros em fila dupla, saem e fecham seus carros e trancam o carro que está estacionado corretamente ( já fui trancada assim 3 X).

Aí me pergunto que valores eles passam para  os filhos?  Que tudo pode, que há sempre um jeitinho, que não tem problemas não seguir regras.

Não sou perfeita  não,  mas tento fazer as coisas corretas e vou tentar me policiar mais ainda com erros que acabamos cometendo diariamente como avançar sinal, falar ao celular enquanto dirige e tantos outros.

Esse texto  é uma reflexão sobre  educar nossos filhos não somente com estudos, mas como valores e exemplos vivenciados na rotina, pois nossa fala e ações tem muito peso para eles.

O futuro está,  nas mãos dos nossos filhos, essa geração precisa não só saber sobre respeito, gentileza, valores, ela precisa vivenciar isso diariamente, e assim ser natural, inerente a essência deles.

Li outro dia num livro   uma indagação que realmente me chamou a atenção e dizia assim ....ao invés de perguntar se "você está educando seu filho da maneira correta", deveria se perguntar "Você é o adulto que deseja que seus filhos se tornem um dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário