quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mudanças de child para teen



De uns tempos para cá comecei a observar mudanças na minha princesinha, seu jeitinho, personalidade...o tempo passa.
Como a Carol teve a queda dos dentinhos bem precoce, tanto é que já cairam todos os seus dentes,
resolvemos leva-la numa endócrino infantil para dar uma avaliada em seus crescimento. Fizemos exames e está tudo dentro do previsto.
Mas já notamos mudanças da nova fase que se inicia. A pele do rosto já está mais oleosa, já teve acne e até cravo. Sua  personalidade, sua identidade está aparecendo cada vez mais , pensamentos, questionamentos. Todos que olham as fotos dela comentam que está com cara de mocinha.
Então a famosa puberdade, pré adolescência está rodando  por aqui. Como a médica nos informou não quer dizer que tudo acontecerá de uma hora para outra e sim foi dada o início dessa fase. Não posso fechar os olhos para essas mudanças e sim encarar a nova fase. Da insegurança, medo? Sim, claro, estou vendo minha bebezinha indo embora, ta crescendo de verdade,,rss Mas ao mesmo tempo é tão gostoso acompanhar esta fase de descobertas. Sempre conversamos muito e será sempre assim.
Temos que estabelecer uma relação de confiança, de troca. Ela tem a total liberdade de perguntar e contar as coisas para mim e assim vamos sempre presente uma na vida da outra. Desta forma vou acompanhando esse momento da vidinha dela. Mudanças sutis, uma ali , outra aqui, brincadeiras que já não curte mais e gostava a  meses atras, programas diferentes que está acompanhando.
Não quero antecipar nada, mas também não posso negar as mudanças que estou vendo, só quero acompanhar com alegria, atenção e carinho.
Se você tem filhos nesta idade 8/9 anos ou mais observe, se achar necessário consulte um endócrino infantil para um acompanhamento.
 E vocês já passaram por essa fase ou estão passando, deixe seu depoimento aqui.
Ainda vamos abordar mais esse assunto ao longo do tempo, compartilhar novas fases e descobertas, aguardo vocês aqui, bjs


Acompanhe esses dados
Fonte  http://www.einstein.br/einstein-saude/vida-saudavel/crianca-e-adolescente/Paginas/na-puberdade-elas-tomam-a-dianteira.aspx

Nas meninas, a puberdade começa antes que nos meninos, por volta dos 8 anos, mas pode se iniciar mais tardiamente (a idade de início da puberdade vai de 8 a 12 anos e 11 meses). “O marco do início desse período é o aparecimento do broto mamário (telarca) em algum momento a partir dos 8 anos de idade”, diz a pediatra Teresa Cristina Alfinito Vieira.
Meninas entram na puberdade dos 8 aos 12 anos - antes disso pode significar puberdade precoce
A médica explica que a telarca é um nódulo na região de cada aréola mamária, um pouco doloroso ao toque. Esses pontinhos indicam que as mamas estão começando a desenvolver, um processo lento que vai atingir o padrão adulto entre 2 e 3 anos mais tarde. “Se o broto mamário aparecer antes dos 8 anos, isso significa puberdade precoce; se depois dos 13 anos, a menina apresenta o que se chama de retardo puberal, que deve ser avaliado pelo médico”, diz Teresa.
Após o aparecimento dos brotos mamários, começam a surgir pelos pubianos, chamados de pubarca. Inicialmente são escassos e lisos, mas engrossam ao longo dos anos. Os pelos nas axilas aparecem por último, geralmente um ano depois dos pubianos.
No início da puberdade pode também surgir o cheiro de suor, tanto na menina quanto no menino. “Quando as glândulas sudoríparas estão se desenvolvendo, começam a produzir suor, que sofre a ação de bactérias da flora da pele e passam a apresentar odor característico.” Banhos caprichados são indicados para eliminar o cheirinho desagradável. Se o suor for intenso ou de odor forte, o médico deve ser consultado.

10 comentários:

  1. Olá, Ana
    Que fase , viu? rsrs Nossa, desde que a minha entrou em todas essas fases, pré, puberdade, pré-ado, adolescência, foi um turbilhão de emoções rsrsr Até hoje assim é. Ela acaba de completar 18 anos e ainda continua na adolescência!! Que fase cumprida danada é de enlouquecer as suas mudanças de humor, que vai do ódio ao amor num minuto rsrs. Vamos segunido em frente, um dia passa!

    Bjos, Sheyla
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sheyla por enquanto tá tranquilo, e espero que continue assim por muito tempo,rss, obrigada pelo depoimento viu

      Excluir
  2. Oi Ana, minha filha tem 11 anos e já senti bem a diferença. Além das mudanças físicas a personalidade dela também é outra. Confesso que precisa ter muita paciência. A menina doce agora dá respostas duras, nem sempre obedece...
    Mas acho que com amor e compreensão toda a família vai passar . Também procurei uma endócrino quando ela estava com 9 anos com medo de puberdade precoce, mas estava tudo certo.
    Beijos
    Vanessa Brollo-www.partiuplanob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Vanessa e eu entrei nessa viagem de descobertas, obrigada pelo seu depoimento viu boa sorte bjs

      Excluir
  3. Queria que minha mãe tivesse sabido lidar melhor comigo nessa fase, nós teríamos um relacionamento melhor agora, estou com 18 anos e indo morar sozinha em outro estado pra fazer faculdade, não temos um relação totalmente ruim mas eu não me sinto a vontade pra conversar com ela sobre qualquer coisa. Na época ela não conversava comigo, talvez por medo de "invadir meu espaço" e eu acabei cada vez mais buscando respostas em outros lugares, por sorte eu nunca fiz uma escolha errada e tudo está dando certo na minha vida :) Vejo pelos seus posts que seu relacionamento com a sua filha é ótimo, continue conversando com ela sobre tudo, faça ela sentir que você é amiga dela, e não só mãe. Tenho certez que não vai ter problemas com a adolescência dela.

    http://artedeviver-be.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beatrice seu depoimento foi muito importante para mim viu, desejo a vc sorte na sua nova etapa de vida obrigada e bjs

      Excluir
  4. Essa é uma fase complicada e difícil tanto para os país, quanto para os filhos. Com amor e diálogo tudo se torna mais fácil. Bjus!

    ResponderExcluir