quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dicas da utilização de panelas


Peguei essas dicas  da editora abril que comprei na banca do jornal, chamado a química da comida saudável. Achei interessante essas informações sobre o uso dos diversos tipos de panelas. Muita coisa eu desconhecia e vale a pena saber e passar a frente. Boa semana pessoal, bjs!





Você a utilização de cada tipo de panela?
As panelas são feitas de vários materiais, saiba aqui como tirar o melhor proveito de cada tipo de panela.


Panela de barro

Perfeita para alimentos com alto teor de água, como legumes. A principal precaução ao utilizar esse tipo de panela é a higiene depois do uso. Seu material é cheio de poros bem pequenos, o que favorece a retenção de resíduos do alimento e , consequentemente a proliferação de bactérias.Para evitar ou minimizar a ameaça invisível a regra é utilizar água fervendo que mata boa parte dos microorganismos.
Boa para ensopados, molhos, peixes e frutos do mar

Panela de ferro

Quando submetido a altas temperaturas esse material transfere um pouco do mineral de sua composição para a comida que está sendo preparada. Esse intercâmbio é muito positivo a saúde, principalmente para aqueles que sofrem de anemia. A questão é que usada em excesso asobrecarga de ferro é capaz de causar problemas ao sistema digestivo. Pelo fato de o calor se manter constante na peça, quanto maior o tempo n fogão, maior a quantidade de mineral que vai parar na receita.
Boa  para - carnes , feijão e arroz

Panela de alumínio

O modelo mais comum na maioria das cozinhas brasileiras deve ser evitada na confecção de pratos muito ácidos como os molhos de tomate, e de doces. Isso porque as moléculas de alumínio podem escapar e penetrar na receita, estragando o sabor, e em grande quantidade até perrengues gastrointestinais. Na hora de limpar o utensílio, outro cuidado, nunca utilize palha de aço que arranha o revestimento interno. Só esponja e detergente já dão conta do recado.
Boa para - Todos os alimentos a não ser doces e ácidos

Panela de pedra-sabão

Além de um sabor todo especial, ela oferece à comida diversos minerais como cálcio, magnésio e ferro, e afasta do prato metais pesados como níquel. Antes de usa la pela primeira vez, unte com óleo tanto as paredes internas como externas, coloque água e leve ao forno médio durante duas horas. Essa medida preserva as propriedade da panela,garantindo suas vantagens ao organismo. A versão pedra-sabão só não recomendável para frituras
Boa para - ensopados, moquecas e caldos.

Panela de vidro

Os alimentos fritos por imersão ganham um toque especial nos utensílios e vidro.É um dos mais duráveis no mercado e mantém a temperatura por um longo tempo. Só tome cuidado com as batidas e com choque térmico muito brusco.Por distribuir o calor de maneira uniforme é um dos tipos mais indicados também para ingrediente que precisam ficar cozinhando bastante tempo, caso dos ensopados.
Boa para - frituras por imersão, sopas e molhos

Panela de inox

Recomendado para uso diário, o aço inoxidável vai bem  com os diversos ingredientes e todos os tipos de fogão.É possível armazenar a comida durante algum tempo ali dentro  sem correr riscos, já que o material não solta resíduo e assim não vai contaminar os alimentos. Mas evite cozinhar itens muito salgados nessa panela, como bacalhau porque o sódio tem a capacidade  de corroer aos poucos sua camada interna.
Boa para- uso diário e receitas de cozimento rápido

Um comentário:

  1. Aninha, que coisa boa de saber sobre as panelas. Não sabia que tinha uma para cada tipo de comida.

    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br

    ResponderExcluir