segunda-feira, 13 de junho de 2016

Agir x Reagir





 Leia este texto e reflita


O colunista Sydney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos desceram pela rua, o colunista perguntou: 
- Ele sempre te trata com tanta grosseria? 

- Sim, infelizmente é sempre assim. 

- E você é sempre tão polido e amigável com ele? 

- Sim, sou. 

- Por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você? 
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. 

A implicação desse diálogo é que a pessoa inteira é “seu próprio dono”, que não deve se curvar diante de qualquer vento que sopra. Não é o ambiente que a transforma, mas ela que transforma o ambiente. A pessoa inteira é um Ator e não um Reator. 

Extraído do livro "Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?" De John Powell  





 Geralmente estamos reagindo diante das situações, das outras pessoas, e fazemos isso no piloto automático, sem pensar. Se alguém  nos trata bem,  devolvemos a gentileza. Se alguém nos trata mal, fazemos o mesmo. Estamos esquecendo de que nós somos, dos nossos valores, nossas escolhas. Estamos sendo produto do meio, e assim vamos passando esses exemplos a nossos filhos. Que lições estamos deixando a eles. Onde está nossa autenticidade?.
Vamos agir mais, vamos mostrar nossas capacidades, nossos reais sentimentos, ao mundo e nós mesmos. Vamos sair da nossa zona de conforto.
Que tal ensinar nossos filhos a agir e não somente reagir. Somos espelhos para eles, então mão na massa....antes tarde do que nunca

Um comentário:

  1. Bem verdade, Ana. Um texto bem reflexivo e cai bem nesse momento. Acho que Re - agir, não deve ser necessariamente na mesma moeda.

    Bjokas e uma boa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir