Os hábitos alimentares dos pais tem influência direta na alimentação dos filhos. Muitas de nossas restrições acabamos passando para nossos filhos, muitas vezes de forma incosnciente.
Quantos alimentos não comemos e acabamos por não oferecer aos nossos filhos, ou até comentamos na frente deles o nosso não gostar, e como consequência eles acabam por assumir as nossas restrições. Já refletiram sobre isso? O ideal é oferecer de tudo a eles desde pequenos, quanto mais variedade melhor, para já não começar com muitas restrições.
Sabemos que ao crescer a criança já seleciona mais os alimentos, se desde pequeno já possui muitas restrições, vai ficar mais difícil quando crescer. Aqui em casa desde pequeno temos o combinado de sempre experimentar os alimentos e a escola também ajudou muito, pois pregava esta premissa, pode até não gostar mas tem que experimentar para saber. Tem vários alimentos que minha gosta e que eu não como. Mas foi oferecido a ela.
Os gostos das crianças não necessariamente são iguais aos nossos.
O interessante também é oferecer o mesmo alimento feito de várias maneiras. Pode ser que ele diga que não goste de tal alimento, mas se você de uma forma diferente, quem sabe a opinião mude.
Na hora do lanche da escola, é bem interessante pois há a troca entre eles , e muitas vezes há novas descobertas de sabores e alimentos ali, ocorrendo uma influência positiva. De vez em quando ela chega comentando que gostou de algo que o amigo tinha levado.
Daí percebemos como o externo pode influenciar nos hábitos alimentares. Então devemos ficar atentos aos nossos hábitos.
Claro que aqui em casa,,temos guloseimas, ela é uma criança e faz parte da infância essa parte, só que comemos com moderação. Procuro inserir coisas saudáveis a ela.
Na minha época não tinha muito essa coisa do saudável. Lembro bem que sempre tinha em casa Tang e Ki- Suco.....quem não lembra?
Outro ponto também que ocorre é dos pais cederem logo a chantagem da criança de não querer comer algo saudável e só querer fast food por exemplo, ou so querem batata frita ou nuggets todos os dias.
è relamente uma tarefa bem difícil, que exije muita paciência e dedicação.
Converse bastante com seu filho explique a importância da boa alimentação, mostre o que pode ocorrer se não se alimentar bem, se ficar muitas horas sem comer. Não somente imponha a ação de comer. Persista sempre, vale pena. Leve a feira, ao mercado, mostre os alimentos, conte os benefícios, tente receitas diferentes.
Graças a deus minha filha adora salada, legumes, frutas, mas comecei esse trabalho lá atrás .
Semana passada demos uma entrevista na radio band vale e falamos um pouco sobre isso . Veja o link da entrevista abaixo.
Que legal Ana! Você falou certo, a gente tem que começar bem no "começo" mesmo. Eu tbm tomei muito Ki suco rsrsrsrs, mas não compro esses sucos em pó mais. Parabéns pra vcs duas! bjs!!!
ResponderExcluir