segunda-feira, 17 de outubro de 2016

10 dicas do uso de maisena






  Vejam as várias utilidades da maisena no dia a dia e aproveitem!

1 - Pães e bolos fresquinhos por vários dias
Além de tornar esses alimentos mais digestivos, a maisena os deixa macios, leves e umedecidos por mais tempo. Para fazer pães, substitua por maisena 150 g de cada quilo de farinha de trigo indicado na receita; para bolos, troque metade da farinha de trigo por maisena.


2 - Goma na medida certa
Camisas, lençóis e toalhas de mesa ganham um leve engomado e ficam muito mais fáceis de passar se, após o último enxágue, você deixá-los de molho por alguns segundos numa solução de água com maisena - para cada litro de água adicione 1 col. (sopa) do amido de milho e um pouco de amaciante.

3 - Previne assaduras e brotoejas
Proteja a pele do bebê na hora do banho. Para cada 5 litros de água, na banheira, dilua 500 g de maisena. Misture bem e dê o banho como de costume. A pele fica mais hidratada!

4 - Melhor do que sabonete
Para hidratar a pele do rosto, troque o sabonete por esta receita: em uma panela, misture bem 2 col. (sopa) de maisena, 2 col. (sopa) de glicerina e 1/2 xíc. (chá) de água. Aqueça em banho-maria, sem deixar ferver e vá mexendo até que ganhe a consistência de creme. Espere esfriar e use como sabonete, espalhando em movimentos circulares.

5 - Tapa buracos
Esconda os furinhos de prego na sua parede branca a com esse truque: misture 2 col. (sopa) de maisena, 2 col. (sopa) de sal e 4 col. (sopa) de água. Misture bem, aplique nos buracos com uma espátula de plástico limpe em volta com um pano úmido.

6 - Janelas tinindo!
Tire as manchas de gordura deixadas pelos dedos nos vidros com essa solução: em um balde, misture 2 xícaras (chá) de água e 1 xícara (chá) de maisena. Agite bem e aplique com um pano limpo. Depois, seque usando um pano seco que não solte fiapos.

7 - Empanados mais crocantes
Basta trocar a farinha de trigo da receita pela mesma quantidade de maisena - a casquinha fica leve, crocante, deliciosa!

8 - Remove gordura em tecidos e pisos
Para tirar mancha de gordura da roupa, cubra o local com maisena por alguns minutos e esfregue. Retire o pó e repita a  manobra até que a mancha suma. Para eliminar borrões de óleo na garagem, cubra-os com maisena, espere algumas horas e lave com detergente, esfregando com uma escova de cerdas firmes.

9 - Limpa prataria
Travessas, brincos, anéis e tudo que for de prata pode ficar brilhando sem esforço se você aplicar sobre eles, cobrindo toda a superfície, uma mistura de água e maisena, na proporção que forme uma pasta consistente. Deixe secar ao sol e retire com uma flanela.

10 - Reaviva a cores dos bichos de pelúcia
Os bichinhos desbotaram com o tempo? Faça o seguinte: depois de limpos e secos, espalhe maisena neles, esfregue-os com uma escova macia, espere uma hora e remova a maisena com aspirador. Ficam quase como novos!

Fonte  maxima.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário