sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Homenagem ao dia dos professores





 Em homenagem ao dia dos professores dia 15/10  quis fazer algo diferente.  Minha filha entrevistou a sua professora, a querida Tatyane Requena, que cumpre brilhantemente sua missão.
O professor tem uma linda e importante missão, de ensinar, de transmitir,  de fazer a diferença no mundo através de seus alunos. Nem sempre é reconhecido e valorizado o trabalho do professor. Mas gostaria que nenhum  perdesse o entusiasmo, o brilho no olhar, a criatividade de passar seus conhecimentos aos alunos. Pois são as nossas crianças que tem o poder de mudar o mundo, com mais justiça, direitos, conhecimentos, amor.
Aqui vai a homenagem a todos os professores que amam o que fazem, e com esse amor mudam o mundo,e nos dão a esperança de dias melhores através de nossas crianças.



1) Qual é a importância de ser professor?
         Todo professor ajuda por meio do seu trabalho a formar cidadãos que construirão a sociedade em que vivem. Os pais entregam seus filhos em nossas mãos e confiam no desempenho do nosso trabalho, para que despertemos neles o gosto pelo aprender, afinal, o conhecimento é o maior bem que podemos dar a eles. Acredito que o meu trabalho contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.                                                                                     Quem escolhe ser professor, muitas vezes não pensa na responsabilidade atribuída a esta profissão. O professor tem a oportunidade de formar todos os futuros profissionais da sociedade. Não há quem não precise dos ensinamentos de um grande educador. Nessa perspectiva, a docência não se resume estritamente a transmissão do conhecimento e o professor precisa estar preparado para desenvolver o seu trabalho perante diversos contextos.                                        O jeito para superar os desafios da profissão e desempenhar com eficácia o seu trabalho, é primeiramente se conhecer bem, saber quais são suas habilidades e limitações, visto que esta autoavaliação contribui, para que o docente busque, se aprimore e inove suas aulas. O professor também deve estar aberto a aprender e a conviver com as diferenças. É por isso que podemos afirmar que esta é uma profissão em construção. O docente deve buscar fundamentações para sua prática e nunca desanimar, pois a estrada é longa e o tempo todo precisamos nos atualizar.             

 2) O que você sente quando ajuda alguém?
          Me sinto muito feliz  e realizada por ter escolhido a profissão certa. Por meio do meu trabalho e do meu conhecimento, tenho a possibilidade de formar o cidadão que eu quero para sociedade. Tenho a chance de ensinar as crianças a superar suas  dificuldades que podem ser motoras, físicas, cognitivas ou emocionais. É uma sensação inexplicável acompanhar o desenvolvimento de uma criança, é por isso que as conquistas dos meus alunos, são as minhas também.

          3) Por que tem pessoas que não podem ir a escola?
          A falta de oportunidade e a desigualdade são alguns motivos entre muitos outros. Infelizmente, é uma triste realidade saber que ainda hoje, existem crianças e adolescentes por todo o mundo, que não frequentam a escola. 

4) Como deve se ensinar a criança?
Não é novidade para ninguém que as crianças e os adolescentes necessitam de modelos para se construírem na sua liberdade, serem autônomos e críticos. Nos primeiros anos de vida, as referências são os seus pais e posteriormente, os modelos são buscados na escola e na sociedade. Sendo assim, o ideal mesmo, é oportunizar grandes "modelos", pois é isso que a criança reproduzirá. Eu não posso cobrar que o meu aluno seja um leitor fluente e crítico, por exemplo, se eu não sou, ensino também pelo exemplo.

          5) Como os pais podem ajudar?
          O primeiro ponto fundamental é a escolha de uma escola que tenha os mesmos princípios que os pais, pois é necessário que exista uma parceria entre a escola e a família. Tão importante quanto um ambiente que seja favorável e estimule a curiosidade, é o respeito ao ritmo da criança. Não é saudável a ansiedade em ver o filho precoce pedagogicamente, pois isso gera uma pressão que poderá levar a um desinteresse mais para frente.                                                                     O segundo aspecto em que os pais ajudam  muito, é com a rotina de estudo em casa, pesquisas comprovam que crianças que fazem a tarefa de casa diariamente aprendem mais, tem um rendimento melhor e se tornam mais seguras. A função da tarefa é sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos, portanto a tarefa é essencial e não pode ficar em segundo plano em casa.                                                                  E por fim a terceira forma de ajudar, e tão importante quanto as outras, é a leitura, isso mesmo, leia para seu filho, não importa a idade dele.Enquanto as crianças não são alfabetizadas, ganham livros e os pais proporcionam momentos gostosos de leitura, mas depois que a criança passa a ler, esses momentos ficam escassos, e assim surge o desinteresse. Eu amo ler para meus alunos, ver os olhos deles brilharem cada vez que trago um livro novo. Afinal como diz Cora Coralina, " Feliz quem aquele que transfere o que o que sabe, e aprende o que ensina".

          6) Como estimular a criança com dificuldade?
          Depende muito de qual é a dificuldade, normalmente  o primeiro passo é a professora estimular mais em sala de aula, com atividades e explicações individualizadas. Caso precise, ela solicita o auxilio da orientação pedagógica da própria escola  e da família. Em alguns casos é preciso também o acompanhamento de outros profissionais externos, mas ainda assim, é necessário um diálogo frequente entre família, escola e profissionais que atendem este aluno, assim juntos definiram quais são os caminhos pedagógicos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário