sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Eles cresceram e agora? Sentimentos de mãe






O tempo passa, e os filhos vão crescendo, e enxergando o mundo e as pessoas de formas diferentes.
Chegando a pré adolescência/adolescência, é uma coisa já certa as mudanças já chegaram.
Não acertamos mais 100% dos gostos, não somos mais indispensáveis o tempo todo. Eles começam a nos enxergar um pouco como seres humanos, e não  o tempo inteiro como super heróis perfeitos.
E isso nos assusta, e as vezes nos entristecemos um pouco não é  mesmo?
Mas faz parte, é o curso natural da vida. É uma fase de aprendizado, paciência, e descobertas, onde temos que saber lidar com nossas fraquezas, medos, inseguranças, e  também com as alegrias, as oportunidades, as vitórias.

Nossos filhos serão sempre oportunidades de crescimento, reinvenção, ressignificação.
O que não podemos é impedi-los de crescer, de voar, pedir para ficaram para sempre pequenos, dizer e demonstrar que estamos tristes porque estão deixando de ser nossos bebês. É muito cruel, eles acharão que só nos agradarão se permanecerem crianças. Devemos estar atentos a nossas brincadeiras desse tipo que para eles soa como uma verdade.

Devemos apoiar, incentivar esse crescimento, essas descobertas de um mundo novo e imenso para eles, e aprender a lidar com essa "perda" de alguém que dependia o tempo todo da gente, para alguém o ganho de alguém que começa a pensar e sentir sozinho, mas que precisa do seu amor, apoio e segurança para trilhar seu caminho, ganhamos companheiros.

Nem sempre eles vão querer ganhar carinho o tempo todo,  nem sempre escolheremos as roupas, nem sempre deixarão pentear seus cabelos, e no início isso é um baque emocional , principalmente para nós mães, ficamos tristes, somos humanas.
Estamos também em adaptação nessa nova fase teen e temos que saber lidar com  as mudanças que surgem a cada dia.

Muitas coisas boas virão, e teremos companheiros na estrada da vida. Vamos mostrar  a eles que o mundo é grande, nem sempre fácil, mas que vale a pena viver, ser feliz e espalhar amor.
Fica aqui o meu sentimento, uma mãe escrevendo sobre seus ganhos e perdas emocionais nessa fase teen de sua filha de 10 anos.

Tentando da melhor forma possível da colo e direcionamento para ela seguir no seu caminho e ser muito feliz, é o que todas queremos não é mesmo?
E vocês como estão lidando com as emoções nessa fase?

Um comentário:

  1. Sou filha, e imagino como deve ser para uma mãe ver a mudança total acontecendo debaixo do nariz não perceber inicialmente. A gente cresce, e isso é tão bom. Quando começamos a formar a nossa própria forma de escolha, de gostos e preferências! É legal demais!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir