sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

5 alimentos que auxiliam a cicatrização






Estava procurando uma receita para fazer em casa , quando me deparei com esta matéria no site. Achei super interessante. Fala dos alimentos que ajudam na cicatrização. Muito bom saber sobre eles, e ainda vem as dicas dos alimentos que não devemos comer  que atrapalham o processo de cicatrização. Bom fim de semana pessoal


Fonte http://blog.tudogostoso.com.br/noticias/5-alimentos-que-sao-bons-para-cicatrizacao/
Os principais alimentos cicatrizantes
Para acelerar a cura do machucado, os alimentos devem conter principalmente em suas propriedades, vitamina A, C e as proteínas. Podemos destacar a vitamina A  por ser excelente em diminuir também os riscos de o ferimento inflamar. Confira 5 alimentos que irão ajudar na cicatrização:
Frutas cítricas: Em suas propriedades estão a vitamina C, que ajuda na produção de colágeno. Elas podem ser ingeridas puras ou em forma de sucos e até temperos diversos. Podemos destacar: o morango e o abacaxi.
Peixe: Eles têm a maravilhosa capacidade de oferecer gorduras boas e evitar que ferimentos inflamem. Por isso, para sua recuperação, garanta que tenha alguma gordura boa e desse jeito a cicatrização será um sucesso!
Espinafre: O espinafre é um excelente alimento para esse processo, por ser rico em antioxidantes. Além disso, ele também possui diversas propriedades anti-inflamatórias. Se o ferimento estiver sangrando muito, consuma o espinafre, pois ele diminuirá o sangue da região machucada e isso ajuda na regeneração da pele.
Sementes: Elas são geralmente ricas em vitamina E, que ajuda no processo de cicatrização por ajudar na reconstituição da pele.
Alimentos ricos em ferro: Podemos destacar o feijão, a carne vermelha magra e os ovos como alimentos excelentes na cicatrização. Eles são ricos em ferro e ajudam na produção de colágeno. Além disso, eles fornecem principalmente a vitamina A que, como já citado, ajuda tanto na cicatrização, quanto a evitar processos inflamatórios.
Evite os alimentos que retardam o processo de cicatrização
Para que o processo de cicatrização seja rápido e  funcione com as dicas que demos para você, é importante que você evite alguns alimentos que atrapalham esse processo. Confira quais são estes alimentos:
Alimentos industrializados: Esse tipo de alimento contribui para acentuar a inflamação da ferida, já que costumam ser ricos principalmente em sódio. Por reterem os líquidos, eles podem retardar a cicatrização da pele.
Camarão: Apesar de ser um alimento delicioso, é importante evitá-lo se estiver com alguma ferida, pois ele é altamente alergênico. O que pode ser uma feridinha pode se transformar em um ferimento maior, se você tiver alguma predisposição a alergia alimentar.
Abacate: Apesar de todos os seus benefícios para a saúde, diminua o consumo até a recuperação completa da pele, pois o abacate atrapalha a produção de colágeno e pode ajudar na formação de queloides.
Carne de porco: Esse alimento ajuda na inflamação da pele e principalmente na formação de queloide, por aumentar a produção de colágeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário