segunda-feira, 13 de março de 2017

Dicas de alimentação no verão



Resultado de imagem para alimentação no verao






Dicas para o Verão

·        COMO DEVEM SER AS REFEIÇÕES DO MEU FILHO NESSA ÉPOCA?
É sempre melhor oferecer alimentos mais leves e hidratantes, além de caprichar nos líquidos! Crianças em aleitamento materno exclusivo provavelmente solicitarão mais o peito, já sua água provém do leite. Então, amamente com mais frequência. Para as que usam fórmulas, ofereça mais água filtrada fresca. Se o seu filho já passou pela fase de introdução alimentar, invista nas papinhas ou refeições com legumes, verdura e frutas, utilizando os alimentos mais hidratates (pepino, tomate, salsão, abobrinha, alface, abóbora, cenoura, couve-flor, brócolis) e evite as carnes vermelhas, já que as proteínas pesam mais na digestão. A carnes brancas, como peixe e frango, são bem-vindas. E não se preocupe se o apetite da criança diminuir um pouco, é normal em dias muito quentes.

·        QUAIS FRUTAS SÃO MAIS HIDRATANTES?
Basta morder uma única fatia de melancia, melão ou abacaxi para notar que são riquíssimas em água. Frutas como ameixa, morango, laranja e maçã também não ficam atrás.

·        QUANTO TEMPO DEPOIS DE COMER PODE ENTRAR NA ÁGUA?
O ideal é esperar uma hora para entrar na água ou praticar atividades esportivas. Outro ponto é que, quanto mais leve a refeição, mais rápida a digestão e, consequentemente, menor o risco de congestão. É o caso do leite materno, que é digerido rapidamente e, portanto, pode-se aguardar apenas meia hora.

·        A ÁGUA DO MAR OU DA PISCINA PODE FAZER MAL PARA MEU FILHO SE ELE ENGOLIR?
Pequenas quantidades não trazem nenhum tipo de dano. No entanto, se engolir muita água, o excesso de sal no organismo pode levar à desidratação e, posteriormente, a diarreias. E, quanto menor a criança, mais perigoso. Outra questão é a pureza do líquido: sujeira e agentes contaminantes podem estar presentes e provocar náuseas, vômitos, diarreia e até mesmo infecções gastrointestinais. Os pais devem estar atentos às indicações dos órgãos de controle das praias para as condições de balneabilidade e, claro, orientar as crianças a não engolir a água, ainda que a praia tenha bandeira verde.

·        COMO MANTER A HIDRATATAÇÃO DA CRIANÇA EM DIA?
Água! Ela é a melhor forma para manter a hidratação do corpo. Mas pode-se incluir água de coco, águas aromatizadas (com frutas ou vegetais) e sucos naturais. A recomendação da Academia Americana de Pediatria para esse último item é: só oferecer sucos a partir de 1 ano de idade; de 1 a 7 anos de 120 ml a 180 ml, por dia; a partir dos 7, de 230 a 350 ml; além de não adoçá-los nem substituir a água por eles.

·        QUE LANCHES POSSO LEVAR PARA UM DIA DE PRAIA OU PISCINA
As refeições devem ser de consumo imediato e compostas por alimentos de fácil digestão. Nada de produtos com grandes quantidades de gordura ou muita proteína, como coxinhas ou sanduíches com salame, que têm digestão mais lenta. Frutas inteiras (e lavadas!), como uva, maçã e banana, ou picadas em cubinhos (como melão), sanduíches naturais – sempre com uma proteína, como queijo, peito de peru ou atum; um legume, como cenoura ralada; e alguma pasta para umedecer, como cream cheese -, torta de legumes em pedaços, barras de cereais, milho cozido, biscoito de polvilho e pepinos e cenouras em tiras são boas opções, desde que fiquem acondicionadas em bolsas térmicas ou coolers. Para manter a temperatura, opte pelos gelos recicláveis.

·        O RISCO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR É MAIOR NOS DIAS QUENTES?
Sim, isso porque as altas temperaturas favorecem o crescimento de bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos em alimentos mal-acondicionados e manipulados sem as condições de higiene necessárias. Crianças, idosos e gestantes são mais vulneráveis à intoxicação, que afeta o sistema digestivo. Os sintomas mais comuns são: cólicas abdominais, enjoo, vômitos, diarreia, febre, dor de cabeça, coceira, mal-estar e dor de estômago. Eles podem durar algumas horas ou dias. O tratamento geralmente é sintomático (para baixar a febre, amenizar a dor), mas a avaliação médica é fundamental.

·        QUE ALIMENTOS POSSO COMPRAR NA PRAIA?
Opte pelos preparados na hora. Isso vale para sucos naturais (feitos com água mineral), saladas de frutas e sanduíches naturais. Biscoito de polvilho, milho cozido e picolés são boas dicas. Esqueça a raspadinha, já que você não sabe a procedência do gelo. Dê preferência a produtos vendidos em quiosques fixos, não por ambulantes, que caminham o dia todo debaixo do sol com os alimentos.





Um comentário: