quarta-feira, 21 de junho de 2017

O que é o PROERD?



Resultado de imagem para proerd




 Semana passada foi a formatura da minha filha no PROERD. O curso é dado as crianças dos 5º anos.
Achei muito bom essa abordagem .  O curso é dado por um policial militar fardado, e ele aborda junto com as crianças assuntos como drogas, violência, bullying, com uma linguagem direcionada a eles as informações chegam diretamente. Hoje em dia informação é tudo, drogas, violência etc,,estão chegando cada vez mais cedo às famílias. Eles tem um livrinho dado no programa, informações, exercícios, análises de situações.
É um trabalho muito bonito e de grande valor. O policial Emerson que foi o professor tem muito carisma perante as crianças, o que facilita seu contato com elas. Hoje em dia elas precisam saber das coisas para poder se defender da melhor forma possível de futuras abordagens.
Um trabalho que deveria ser estendido a todas as escolas. Uma iniciativa brilhante, que deve ser  aplaudida de pé, um trabalho de muito valor com nossas crianças






Abaixo todas as informações para você saber mais sobre o PROERD

 O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do
programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
 
O PROERD é o PROgrama Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola.
Para que sua  escola participe é necessária que seja firmado um convênio que será explicado logo a seguir.
Para ter aulas do PROERD
ESCOLA PÚBLICA
Se for Escola Municipal: Convênio entre Prefeitura (Secretaria de Educação) e Governo Estadual (Secretaria Estadual de Segurança Pública)
Se for Escola Estadual: Convênio entre Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Segurança Pública)

ESCOLA PARTICULAR
Convênio entre a escola particular e Governo Estadual (Secretaria de Segurança Pública)

CONVÊNIO
Para que ele aconteça ligue ou converse com a Coordenação Estadual do PROERD em seu Estado

         O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

          O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

          O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

Histórico do PROERD


 O PROERD é a adaptação para o Brasil do Programa Educacional Americano:
DARE 
         (“Drug Abuse Resistance Education”).
  Sigla, registrada nos Estados Unidos da América do Norte.


Em Janeiro de 1983, o Chefe de Polícia Daryl F. Gates, do Departamento de Polícia de Los Angeles (L.A.P.D.), reuniu-se como Dr. Harry Handler, Superintendente do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (L.A.U.S.D.) para discutir sobre como parar o ciclo gerador do abuso de drogas, das condutas criminosas e das prisões relacionadas ao abuso de drogas.
Os policiais do L.A.P.D. estavam lidando com cidadãos infratores cujos pais e avós haviam sido julgados na esfera criminal, repetidas vezes, devido ao abuso de drogas.
Como resultado daquela reunião, foi designada uma força tarefa, composta por integrantes do L.A.P.D. e do L.A.U.S.D., para desenvolver um programa de prevenção ao abuso de drogas destinado às crianças do Ensino Fundamental.
A força tarefa estudou muitos programas de prevenção já existentes antes de criar oDrug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.). Ficou estabelecido que os currículos devessem ser ministrados policiais especialmente selecionados e treinados. Os membros da força tarefa chegaram à conclusão de que os alunos perceberiam os policiais como os mais confiáveis para aplicar o programa devido à experiência deles em lidar com as consequências advindas do abuso de drogas.
O LAPD identificou o programa de prevenção como uma extensão natural das ações de polícia comunitária. Foram selecionados dez policiais para participar de um treinamento de cinco semanas, que os capacitou para aplicar as lições do D.A.R.E. em 50 escolas do L.A.U.S.D..
Ao contrário dos outros esforços preventivos existentes à época, o Programa D.A.R.E. não tinha suporte financeiro dentro do orçamento do Departamento de Polícia de Los Angeles. Assim, em 1984, sob a liderança do Sub-Chefe de Polícia aposentado, Glenn Levant, foi criado o Conselho Consultivo de Prevenção Criminal (C.P.A.C.) para financiar o Programa D.A.R.E. e outras atividades relacionadas aos esforços preventivos do L.A.P.D..
Espalharam-se as notícias sobre o Programa, o que resultou em grande volume de solicitações de outras comunidades (fora de Los Angeles), para implementação de programas de prevenção consistentes como o D.A.R.E.. Para atender à crescente demanda. o C.P.A.C. expandiu-se e tornou-se DARE California. O DARE California financiou a implantação do programa em todo o Estado, oferecendo treinamento aos policiais, lições do currículo, materiais suplementares e orientações técnicas.
Com o crescimento do sucesso e da fama do Programa D.A.R.E., a demanda por implantação do programa cresceu em todos os Estados Unidos e também pelo mundo. Nesse sentido foi criada, em 1989, a ONG intitulada DARE America. Mais de 68.000 policiais foram capacitados para aplicar as lições do D.A.R.E., desde o lançamento do programa pelo pioneirismo dos "Original Ten" (Dez primeiros Instrutores D.A.R.E./Proerd).

 História do Leão Daren

De onde vem o adorável e corajoso mascote, o Leão Daren? Esta pergunta está deixando inquieta toda a nação.
O DARE América iniciou uma pesquisa em todo o país para identificar qual seria o próximo porta-voz do DARE. Procuramos em todos os lugares à procura de alguém (a figura de um mascote) que se posicionasse maneira enérgica, corajosa, amável e que não tinha medo de tomar posição contra as drogas e a violência.
Alguém, então, sugeriu o mascote Daren por ser considerado o mais apropriado para o trabalho. Ele foi entrevistado pela direção do DARE América, os quais foram unânimes: o Daren era o perfeito Porta-Voz-Leão!!
 Daren sempre disse "NÃO" às drogas e tem ajudado as crianças do mundo todo a tomar a mesma decisão.
Se alguém tentou induzir você a fazer más escolhas, o Daren estará lá para fornecer a força e a coragem necessária para você fazer a escolha certa: para resistir a drogas e violência!
 Assim, o Daren foi considerado o melhor Porta-Voz-Leão que qualquer um poderia esperar.
 No DARE América nós acreditamos que todos os jovens poderão e irão viver uma vida livre das drogas, tal como o Daren, com a mesma coragem de dizer não às drogas, não às gangues e não à violência.

Fonte  www.proerdbrasil.com.br/oproerd/oprograma.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário