segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O tal do meio termo by Ana Yuan








Encontrar o famoso meio termo das coisas nunca foi tarefa fácil, e agora na pré adolescência sinto  o peso maior ainda no encontro "dele".
Acolher e ser enérgica ao mesmo tempo , saber o time de cada ação, onde uma termina e começa a outra....como gostaria de ter um manual, mas não existe.
Existe a vontade de acertar e o amor envolvido.

Dar colo demais, inibe , dificulta o processo de autonomia. Ao passo que ser rígida demais, não escutar , remete ao abandono e superioridade.
Nesse processo inicial do sexto ano, estudar de manhã pela primeira vez, estamos ainda em adaptação... ela sempre foi de dormir tarde, então é uma questão que estamos trabalhando.

As vezes ela não acorda bem, tem dor de cabeça, sensação de enjoo, sei que tudo isso é fisiológico também, é novidade para o organismo, tem a parte hormonal também que colabora, enfim uma nova realidade a ser trabalhada. Já estamos começando a ajustar essa nova rotina.

Mas como  lidar quando não está bem? Sei que os sintomas são reais ( ela não é de inventar coisas para não ir á aula),encontrar o meio termo do acolhimento e decisão não é uma tarefa fácil.
Não dá para ignorar o sentimento e sintoma, mas ao mesmo tempo não dá para deixar ele se tornar maior que é.

Claro que faço uma avaliação, e vi  que não se tratava de um virose ou algo mais sério, e via o sofrimento e a dúvida de ir ou não assim. Acolhi, conversamos, de uma leve medicação e combinei, se não melhorar, avise o professor e  vão procurar a melhor forma de ajudar. Nos intervalos ela ia me dando notícias, e eu mandando mensagens de força, que ela ia conseguir, que ia passar, e foi indo ela conseguiu ficar na aula toda.

Uma outra vez, quando era menor, e fez uma fez uma cirurgia, e na hora de tirar os pontos foi um estresse, cada vez que ele chegava com a tesourinha para cortar, ela chorava e não deixava, eu segurava sua mãozinha e dava apoio, mas depois da terceira tentativa assim vi que não estava dando certo, eu estava acolhendo além da conta. Então criei coragem, segurei ela com bastante força, olhei nos olhos dela e disse filha vai ter que ser agora, não tem opção e assim foi.

Um pouco depois o médico veio me parabenizar pela atitude de acolher e saber ser enérgica na hora certa.

O meio termo se aplica a qualquer área da vida, contei esse caso como exemplo, como é importante exercitá lo ao mesmo tempo que é tão difícil de encontrá lo
Mas é um exercício diário, as vezes acerto, as vezes erro na dose tanto de acolher como ser enérgica assim vamos aprendendo nessa nossa imperfeição em busca do melhor para eles sempre.

Oh meio termo querido me auxilie nesta caminhada, me de a luz necessária para usá lo da melhor forma possível .

Nenhum comentário:

Postar um comentário