quarta-feira, 14 de março de 2018

Projeto Palavras com Valor by Ana Yuan














Outro dia a Carol me sugeriu, ensinar palavras novas a ela, para aumentar o vocabulário.
Ela adora essas coisas, gosta muito de ler, e tem curiosidade de sempre aprender coisas novas.
Eu achei muito interessante. e ao invés de ensinar palavras novas aleatórias, optei em  inserir na sua vida palavras que tenham significado no seu momento de vida, de suas descobertas do seu autoconhecimento e que façam a diferença na vida dela.
Coloquei 1 palavra por semana, mas pode ser mais claro. E convido a vocês a fazerem este projeto com seus filhos, ensinar palavras novas, que tenham significado para a vida deles, que tenha a ver com respeito, auto estima, algo que agregue para um mundo melhor.
Nossas crianças, adolescentes com o advento da internet  tem acesso a uma linguagem própria e cheia de gírias e abreviações. E muitos ainda não tem o hábito de leitura.
Que tal esse incentivo de ter o compromisso de ensinar 1 ou várias palavras para enriquecer o vocabulário e a vida deles consequentemente.
E assim também podemos ampliar nosso vocabulário, pois muitas vezes nos deparamos com palavras novas, que não sabemos o significado.

A primeira palavra escolhida foi EMPATIA.

Empatia significa a capacidade psicológicapara sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.
Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.
A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.
Fonte https://www.significados.com.br/empatia/

 Que palavra importante para ensinar aos nossos filhos. Se desde pequenos praticássemos a empatia teríamos um mundo muito melhor. Vejo no mundo de hoje crianças muito egoístas, que julgam o tempo todo, que não respeitam o outro. Vamos ensinar e praticar a empatia com nossas crianças.

E aí vamos começar esse projeto juntas #projeto1palavraporsemana  #palavrascomvalor   Vamos usando as hastags e trocando idéias o que acham? Vou colocar ao longo do tempo  algumas das palavras ensinadas a minha Carol . As hastags são  #projeto1palavraporsemana  #palavrascomvalor #projetoanayuan   #ensineseufilhoafazeradiferença  #novaspalavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário