sexta-feira, 1 de junho de 2018

Mãe de fases





Mãe de Fases










A maternidade é um marco em minha vida, e a maternagem fez toda a diferença na minha evolução como pessoa.

Existe diferença entre maternidade e maternagem.

Maternidade é o laço de parentesco  que une mãe ao filho, gerar, parir, condição biológica.
Maternagem é o cuidado próprio de mãe,  amar, proteger, amamentar, cuidar, ninar. É sempre uma escolha.

“ A maternidade não muda, o que muda é a maternagem “ (Içami Tiba)

E  a partir da minha gravidez comecei a refletir e fazer escolhas sobre o melhor para mim e para a princesa que estava a caminho.

Apesar dos medos, incertezas e desafios do novo papel a desempenhar, também  sentia que dentro de mim já tinha uma mãe a desabrochar e a aprender,que e partir dali minha vida se tornaria mais completa e em constante evolução.

Sim ser mãe é estar em constante evolução, viver um turbilhão de emoções sejam elas boas ou ruins, é ter medos e certezas, sentir raiva e amor, vontade de sumir e estar junto ao mesmo tempo, ter saudades, ser imperfeita buscando a perfeição e ai descobrir que ser perfeita é só uma paradigma, não existe, o bom  mesmo é buscar seu melhor dentro da sua imperfeição e está tudo  bem.

Faz parte não dar conta de tudo, errar, pedir ajuda. Não existe certo ou errado. Existe a vontade de dar certo, fazer o melhor que pode.

Não deve existir julgamentos, cada uma faz o que acha melhor, devemos sim nos unir e  sempre ajudar umas as outras, pois ser mãe é desafiador ao mesmo tempo
Ser mãe é entender que precisamos ser diferente em cada fase da criança, e como isso é importante.

A mãe que fui quando a Carol nasceu a quase 12 anos atrás, já evoluiu,
Me sinto num vídeo game, sempre  passando de fases, chegando a novos desafios do jogo, descobrindo novos  tesouros, ultrapassando novos obstáculos e aprendendo sempre.
Fácil  não é mesmo, difícil  demais muitas vezes. Mas se ficarmos paradas, ficamos obsoletas.

No mundo que vivemos hoje  as informações  chegam rápidas demais às nossas crianças  por todos os lados.

E cada fase nossos filhos nos propiciam tantos aprendizados.

Não devemos ficar nos lamentando das fases  estarem acabando. Claro que tenho saudades dela bebezinha, quando era totalmente dependente de mim, mas vejo hoje uma companheira, apesar de muitos desafios que sei que ainda estão por vir essa tal da pré adolescência está proporcionando tantos aprendizados, como eles dizem por ai estou fazendo um upload.

Curta cada fase do seu filho, não lamente, aproveite . Cada fase tem seus ônus e bônus com certeza.

Seja uma mãe de fases e curta o jogo da vida e do crescimento do seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário