sexta-feira, 9 de junho de 2017

Foco na alimentação 1










Achei essa reportagem bem interessante, pois mostra os alimentos e os hábitos que ajudam a aumentar a concentração e o bem estar. tudo que precisamos não é mesmo? Vivemos numa corrida diária, sem tempo para  nada, e esquecemos de estar bem, ter energia, relaxar.
Então aqui  no blog terá uma série de informações sobre a arte de meditar. Estou procurando a aprender um pouco sobre,,,sou muito agitada, quero fazer mil coisas ao mesmo tempo,,,quem aí se identifica? Só que chega um momento que cansamos e passamos a não dar conta das coisas, corpo começa a falhar, então é preciso parar e reaprender  a viver, e meditar, aprender a respirar melhor  é o caminho. Espero que gostem das informações e que sejam muito úteis a vocês, como com certeza será para mim.


FOCO NA ALIMENTAÇÃO
Conheça os alimentos e os hábitos que ajudam a aumentar a concentração e o bem estar.
Tantos alimentos quanto o seu comportamento em relação a eles influencia no estado meditativo, você sabia?
O motivo é o fato da comida se relacionar com a nutrição – ou não – do corpo. Por isso que, quanto mais natural, melhor! “Uma alimentação saudável é essencial para que haja melhora na comunicação entre os neurônios, concentração, foco e adequada secreção de hormônios para a saúde mental”, completa a nutricionista Christiane Bergamasco. Outro assunto a destacar é a forma como preparamos e comemos o alimento, já que a pressa e a desvalorização também afetam a mente e nos priva do prazer de saborear. Confira, a seguir, que cuidar da alimentação, também é uma forma de atentar-se ao presente!
·         Maracujá
É rico em fibras e substâncias antioxidantes, além de propriedades calmantes. “O maracujá oferece grandes quantidades de fibras solúveis em sua casca, flavonoides, carotenóides, minerais e vitaminas A e C”, salienta a nutricionista Cassiana Domingues.
·         Banana
“As frutas, em geral, são ricas em antioxidantes, mas o destaque é para a banana que é rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que garante sensação de bem estar”, conta a nutricionista Gabriela Fregolente. Ela também é rica em carboidratos, potássio, ferro, fibras e vitaminas B e C.
·         Maçã
Sua casca é fonte de fibras, principalmente da chamada pectina, que auxilia na excreção de ácidos biliares, reduzindo o colesterol ruim. Também tem ação antiácida, capaz de eliminar líquidos em excesso no corpo e que causam inchaço.
·         Frutas Vermelhas
Em geral, são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem o envelhecimento precoce e, em decorrência disso, evitam doenças. As frutas ainda possuem ácido elágico, que previnem alterações celulares que levam ao câncer. O consumo regular ainda protege os olhos, os neurônios e o sistema circulatório.
Fazem parte desse grupo o morango e a goji berry, por exemplo.
·         Ervas Calmantes
Camomila – a flor atua contra ansiedade e reduz o desejo por doces e carboidratos (vilões da saúde, quando consumidos em excesso). Contribui para o bem estar, pois favorece a digestão e reduz a formação de gases, além de combater azia e gastrite. Quem tem pressão baixa, deve consumir com moderação.
Melissa – por ser um poderoso calmante, combate insônia, tensões nervosas e ansiedades. Contribui na dieta por controlar o apetite. Auxilia no tratamento da enxaqueca e em febres e resfriados. É contra indicada na gravidez e nos causas de baixa atividade da tireóide e glaucoma.
·         Azeite
Praticamente todo azeite (99%) é composto por triglicerídeos, elementos constituídos por molécula de glicerol e 3 moléculas de ácidos graxos, gorduras benéficas ao corpo. No grupo dos ácidos graxos, se enquadram os ômegas 3, 6 e 9. O primeiro deles, por sinal, é o que está mais presente no azeite. “Por ser uma gordura de boa qualidade, irá auxiliar na formação de células nervosa saudáveis, além de desempenhar importante atividade antioxidante, o que irá prevenir a degeneração dessas células no cérebro, contribuindo então para a manutenção do sistema nervoso saudável”, explica a nutricionista Suzana Machado.
·         Laranja
A vitamina C é apenas um detalhe que a fruta pode oferecer. Quando consumida com bagaço, ela é rica em fibras, substâncias que auxiliam na saúde do trato digestivo e no controle da glicemia e do colesterol. Também possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B. “Esses nutrientes estão relacionados com uma boa saúde óssea, auxiliam na contração e relaxamento muscular e agem como antioxidante, prevenindo danos nas células do organismo”, destaca a nutricionista Barbara Rescalle Sanches.
·         Couve
Ela é famosa nas dietas e não é para menos: excelente fonte de substâncias que contribuem para eliminar as toxinas do corpo, ajuda na digestão, protege as mucosas do estômago e auxilia no tratamento de úlceras e gastrites. Ainda possui alta concentração de cálcio, ferro e vitamina C.
·         Alface
A folha já é conhecida das saladas, mas pouco se sabe sobre seu efeito calmante. Isso se deve ao elemento chamado lactucina, presente em grande quantidade no talo. Também possui magnésio em boas quantidades, que ajuda a relaxar a musculatura e ameniza os efeitos do stress. “A alface é considerada calmante e sedativa, pois seu talo contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero”, detalha a nutricionista Luana Vasconcelos.
·         Oleaginosas
Nozes, sementes, amêndoas e castanhas são exemplos de representantes desse grupo. Elas são fontes de gordura boa, essenciais para o organismo. Ainda são ideais para frear o desenvolvimento do diabete tipo 2, pois possui baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e mangnésio.
·         Cereais Integrais
Arroz integral, aveia, centeio, trigo, milho, quinoa e amaranto são alimentos que contém boa fonte de carboidrato. Os grãos possuem farelo, endosperma e gérmen: o primeiro corresponde à casca; o segundo é o que preenche o grão, já o último é a parte que contém mais nutrientes, pois é a região que nasce a planta. Por isso, para que esses elementos não sejam perdidos, é importante que sejam incluídas no cardápio versões integrais em vez de refinadas (que trazem apenas o endosperma e excluem o restante). Esses alimentos fornecem grande quantidade de fibras e, por serem fontes de carboidrato, são responsáveis por dar mais energia ao organismo. Ainda contém vitaminas do complexo B e ômega 3, para dar uma dose extra de disposição. O consumo ideal é de, ao menos, 48 gramas de cereais integrais por dia, uma vez que, em excesso, ele se transforma em gordura.
·         Leguminosas
Fazem parte desse grupo grãos e vagens como lentilha, grão de bico, ervilha e soja. Para os vegetarianos são um prato cheio de proteínas, sendo também ricas em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. Também auxiliam no ganho de massa magra.

Fonte - Revista O poder da Meditação



 Exibindo 20170607_212314.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário